Sou Enfermagem

Colecistectomia


Autor: Sou Enfermagem Em: 10/07/2018

Colecistectomia

Uma colecistectomia (koh-luh-sis-TEK-tu-me) é um procedimento cirúrgico para remover a vesícula biliar - um órgão em forma de pêra que fica logo abaixo do fígado, no lado superior direito do abdômen. Sua vesícula biliar coleta e armazena a bile - um líquido digestivo produzido em seu fígado.


Uma colecistectomia pode ser necessária se você sentir dor nos cálculos biliares que bloqueiam o fluxo da bile. 

A colecistectomia é uma cirurgia comum e acarreta apenas um pequeno risco de complicações. Na maioria dos casos, você pode ir para casa no mesmo dia da colecistectomia.

A colecistectomia é mais comumente realizada através da inserção de uma pequena câmera de vídeo e ferramentas cirúrgicas especiais através de quatro pequenas incisões para ver dentro do seu abdômen e remover a vesícula biliar. Os médicos chamam isso de colecistectomia laparoscópica.

Em alguns casos, uma grande incisão pode ser usada para remover a vesícula biliar. Isso é chamado de colecistectomia aberta.

Clique aqui e receba notícias de enfermagem no WhatsApp

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi