Sou Enfermagem

Borra de Café

Borra de Café

O vômito no em borra de café refere-se a uma aparência particular de vômito. Dentro das moléculas heme orgânicas dos glóbulos vermelhos está o elemento ferro, que oxida após a exposição ao ácido gástrico. 

Essa reação faz com que o vômito pareça café moído. O vômito do tipo borra de café moído é um sinal de possível sangramento gastrintestinal superior.

Esofagite ou gastrite, por exemplo, podem sangrar e produzir vômito no chão de café. Quando não acompanhados por melena, hematêmese ou queda da hemoglobina com aumento correspondente da ureia e creatinina estável, outras causas de vômito do solo têm que ser elucidadas; por exemplo, estase gástrica, obstrução intestinal ou íleo, que pode causar vômito de material alimentar oxidado. Suplementos de ferro com vômitos também podem imitar grãos de café para o olho destreinado.

Quando atribuída à inflamação péptica, o uso de drogas antiinflamatórias não-esteróides (AINEs) e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) é comumente implicado. Essas drogas podem interferir nas defesas naturais do estômago contra o ambiente fortemente ácido, causando danos à mucosa que podem resultar em sangramento. Portanto, recomenda-se que essa classe de medicamentos seja tomada com alimentos ou com o estômago cheio. Outras causas de inflamação podem ser devidas a doença do refluxo gastroesofágico grave, gastrite por Helicobacter pylori, gastropatia hipertensiva portal ou malignidade.

Quando sangue vermelho vivo é vomitado, é denominado hematêmese. A hematêmese, em contraste com o vômito do solo, sugere que a hemorragia digestiva alta é mais aguda ou mais grave, por exemplo, devido à ruptura de Mallory-Weiss, úlcera gástrica ou Dieulafoy ou varizes esofágicas. Esta condição pode ser uma emergência médica e cuidados urgentes podem ser necessários.

O sangue oxidado de uma hemorragia digestiva alta também pode ser excretado nas fezes. Ela produz fezes "alcatroadas" enegrecidas, conhecidas como melena.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 03/07/2018

Gostou? Deixe seu comentário.