Sou Enfermagem

Balanite

Balanite

Balanite é o inchaço do prepúcio ou cabeça do pênis. A balanite afeta aproximadamente 1 em cada 20 homens.

A balanite ocorre em grande parte em homens não circuncidados. Pode ser doloroso, mas normalmente não é sério. Muitas vezes pode ser aliviada usando medicação tópica.

O que causa o desenvolvimento de balanite?

Balanite é uma inflamação tipicamente causada por infecções ou condições crônicas da pele. Higiene inadequada pode contribuir para a irritação da pele. Tanto a limpeza inadequada quanto a limpeza em excesso podem contribuir para esse problema. A condição é frequentemente causada por um crescimento excessivo de bactérias ou leveduras. O prepúcio do pênis é um local ideal para o crescimento desses organismos, pois pode prender a umidade ao redor da cabeça do pênis.

Lesões na ponta do pênis ou prepúcio podem causar inchaço e desconforto.

Irritação na área também pode causar balanite. A irritação pode ser causada por:

não enxaguar o sabão completamente fora do seu pénis depois de tomar banho

usando sabonetes perfumados para limpar seu pênis

usando sabão em barra que resseca a pele

usando loções perfumadas ou sprays no seu pênis

Alguns laxantes, pílulas para dormir, analgésicos e antibióticos podem causar balanite como efeito colateral. Isso é chamado de erupção fixa de drogas.

Outras causas de balanite incluem:

artrite reativa

diabetes descontrolado

infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, trichomonas e gonorreia

Sintomas de balanite

Inchaço e vermelhidão do prepúcio podem indicar balanite. Outros sintomas podem incluir:

prepúcio apertado

descarga

comichão genital

dor na área genital

pele dolorosa no pênis

Inchaço da ponta do seu pénis pode exercer pressão sobre a sua uretra. Isso pode causar dor ao urinar.

Balanite diagnostica

A balanite geralmente pode ser diagnosticada durante um exame físico, porque a maioria dos sintomas é visível. Se você tiver alta, seu médico pode tirar uma amostra com um cotonete ou coletar uma amostra de urina. Eles irão verificar a presença de células bacterianas ou fúngicas. Isso ajuda a determinar a causa da balanite.

Quando a causa da balanite é uma condição crônica da pele, seu médico pode fazer uma biópsia. Para uma biópsia, o médico remove um pequeno pedaço de tecido do pênis para examiná-lo em busca de doença. Você receberá anestesia local antes de o médico coletar a amostra.

Tratar balanite

Interrompa o uso de todos os sabonetes perfumados, loções ou pós, pois eles são muitas vezes uma causa de irritação do prepúcio. Use apenas água morna para limpeza.

Medicação

Após um diagnóstico, o seu médico provavelmente prescreverá um creme anti-coceira medicamentoso. Este creme ajuda a parar a coceira e a inflamação.

Se você tiver uma infecção, seu médico pode prescrever um antibiótico ou medicação antifúngica para ajudar a eliminá-la. Isso pode ser tudo o que você precisa para interromper a inflamação, o inchaço, a coceira e a descarga.

Seu médico também pode prescrever cremes medicamentosos com esteróides para reduzir a inflamação.

Tratamento sem receita

Você pode tentar tratar a balanite com uma mistura de vinagre diluído e a solução de Burow aplicada na área com uma compressa. Essa mistura age como um adstringente. Adstringentes causam a contração da pele, o que ajuda a aliviar a irritação.

Sua balanite pode ser causada por um fungo (um tipo de infecção por fungos). Neste caso, você pode usar um creme antifúngico que contenha nistatina, clotrimazol ou terbinafina.

Compre um creme antifúngico.

Esteróides tópicos que contêm hidrocortisona também podem ser úteis. Compre um agora.

Se você estiver fazendo tratamentos sem receita, não os use por mais de duas semanas. Se você não está melhorando, consulte seu médico para avaliação. É importante garantir que você não tenha um problema de saúde mais sério.

Complicações da balanite

Procure tratamento rapidamente para reduzir suas chances de desenvolver complicações decorrentes da balanite. Possíveis complicações incluem:

cicatrizes na abertura do pênis

retração dolorosa do prepúcio

suprimento inadequado de sangue para o pênis

Dermatite alérgica pode ser uma causa de balanite que envolve extrema coceira, erupção cutânea, urticária e pele inflamada. Esta inflamação pode levar a cicatrizes. Tecido cicatricial na abertura do pênis pode causar a abertura para estreitar. Isso pode levar a desconforto duradouro e dificuldade em urinar.

Fimose

Os prepúcios de alguns homens não se retraem mesmo após o tratamento. Esta condição é conhecida como fimose. A fimose não resulta de balanite aguda, mas de balanite crônica (de longa duração).

Em alguns casos, a fimose não tratada requer cirurgia. Cirurgias podem envolver o corte de uma fenda ao longo do topo do prepúcio para separá-lo do pênis. Outras cirurgias exigem a circuncisão, a remoção completa do prepúcio. Quanto mais cedo você abordar a balanite, melhor será sua perspectiva.

Como evitar balanite

Evitar a balanite é tão fácil quanto praticar a higiene adequada. Tome banho todos os dias, especialmente depois de suar ou ter relações sexuais. Você também pode evitar balanite por:

evitando o uso de produtos perfumados ou desodorizantes em seu pênis

secar completamente o pénis depois de tomar banho

 

Os sintomas de balanite podem durar apenas alguns dias se você os abordar assim que os reconhecer. Longos períodos de balanite podem ser motivo de preocupação. Esses casos mais longos geralmente podem ser encurtados com medicamentos prescritos ou um tratamento de venda livre. Mas o diagnóstico adequado é importante.

A maioria dos casos de balanite pode ser resolvida com melhor higiene e uso de medicações tópicas.




Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 03/07/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi