Sou Enfermagem

Semana da Enfermagem

Semana da Enfermagem

No dia 12 de Maio começa a Semana Nacional da Enfermagem, dias de homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças. 

Atualmente, somos quase 2 milhões desses profissionais no Brasil.
A Semana Nacional da Enfermagem foi instituída pelo Decreto n° 48.202, de 12 de maio de 1960, que é celebrada anualmente de 12 a 20 de Maio.
Na Semana da Enfermagem várias órgão como faculdades, universidades,hospitais e entidades que representam a categoria, realizam atividades em comemoração à enfermagem. Fique atento e participe você também dessas comemorações e vamos juntos valorizar a categoria.

12 de maio - Dia Mundial do Enfermeiro

A data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

20 de maio - Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.

A classe é dividida em categorias conforme o nível de complexidade das atividades: atendentes e parteiras (nível elementar), auxiliares de enfermagem (nível médio), técnico de enfermagem (nível técnico) e enfermeiro (nível superior).

A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.

Assista o Vídeo de Homenagem

  • semana-da-enfermagem-001
  • semana-da-enfermagem-003
  • semana-da-enfermagem-002

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 10/05/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

Propaganda