Sou Enfermagem

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: São Gonçalo está em alerta

Autor: Sou Enfermagem Em: 08/08/2019

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: São Gonçalo está em alerta

O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 

Realizar exercícios, manter uma alimentação saudável e um acompanhamento médico constante auxiliam na prevenção de uma doença que atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano: a dislipidemia, que é o descontrole do colesterol no organismo. Nesta quinta-feira (8), Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo relembra a toda população que a prevenção ainda é o melhor remédio.    

"É importante dizer que o cuidado tem início na prevenção, e sem o trabalho em rede isso não é possível. Estamos engajados, sempre com o objetivo de atender os princípios do SUS: acesso, participação da população e pensar saúde e sua integralidade!", afirmou a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.  

De acordo com o Programa de Hipertensão e Diabetes do município, São Gonçalo possui mais de 90 mil hipertensos e mais de 20 mil diabéticos. A hipertensão ou pressão alta, assim como o diabetes, é uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

"A importância dos programas é o trabalho em rede e a criação de estratégias e ações que contribuam na promoção da saúde de toda população", afirmou Mara Cortazio, coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes.  

Através da Subsecretaria de Atenção Básica, a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), formada pelo Programa de aleitamento materno, Sistema de Vigilância Alimentar (SISVAM), Programa de Vitamina A, Programa de suplementação de ferro , NutriSUS e Programa Bolsa Família, por meio de um trabalho intersetorial , promove debate nas escolas e formação continuada para os profissionais da rede. 

Ao contrário do que se pensa, o colesterol é essencial ao organismo: está presente na estrutura de todas as células, forma ácidos biliares que atuam na digestão, faz parte da composição dos hormônios e da vitamina D. O seu descontrole é que pode causar danos à saúde. Um dos principais fatores para este descontrole é uma alimentação rica em gordura hidrogenada e saturada, causando também o sobrepeso e a obesidade. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2018, a taxa de obesidade no Brasil cresceu em mais de 60%. 

Pensando a prevenção e a qualidade de vida, o Núcleo de Saúde da Família (NASF), através das academias da saúde e atendimentos com equipes multidisciplinares, tem contribuído na prevenção e tratamento de doenças coronárias e cardiovasculares, através do estímulo à prática de exercícios físicas e um dia a dia mais saudável. 

"Nossas unidades e academias possuem nutricionistas e educadores físicos, realizando acompanhamento nutricional, como também em âmbito coletivo onde realizamos a implementação de ações de promoção, tratamento e reabilitação da saúde. Discutimos com os demais profissionais casos clínicos, realizamos palestras em escolas obtendo a participação da família, além de visitas periódicas junto aos demais profissionais da Estratégia de Saúde. Assim, podemos elaborar planos de rotina de atenção nutricional e discussões para ações multiprofissionais e identificar grupos de risco!", destacou um dos coordenadores do NASF, Junior Olivo. 

Fonte: osaogoncalo.com.br

Cursos Online: Quer melhorar o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho? Então clique aqui e faça um curso online conosco



Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi