Campanha Agosto Dourado 2019 promove o incentivo à amamentação

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

Agosto dourado é mês dedicado ao incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A estratégia da ação é promover e conscientizar a população sobre a importância da amamentação, tanto para as crianças como também para as mães e gestantes.

O Agosto Dourado dedica os 31 dias do mês à conscientização do assunto e à troca de experiência entre mães que estão vivendo a fase do aleitamento. Pensando sobre o aleitamento como algo tão importante  a Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro decidiu que o assunto merece mais que os 7 dias de atenção feitas na Semana Mundial da Amamentação e preparou uma vasta programação.

Nós, profissionais da saúde e principalmente de enfermagem, sabemos da importância do aleitamento materno em relação ao valor nutricional, bem como no sentido da imunização do bebê e é por isso que há, diversas programações em todo o pais neste mês para promover a conscientização da amamentação. Essas programações geralmente são palestras e eventos gerenciados por enfermeiros, que são os profissionais que estão na linha de frente nas orientações ás mães quanto ao manuseio e vantagens na hora da amamentação. Nestas palestras, todas as mamães poderão tirar dúvidas, principalmente as de primeira viagem, e os papais também no sentido de como pode ajudar na prática. Receberemos todos com todo o carinho e dedicação.

O mês e a cor dourada 

Há muito tempo somos habituados a meses com cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde que atingem determinados grupos de pessoas. O Outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata.

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. A partir de então, o oitavo mês do ano é totalmente dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

A escolha do dourado para o mês de agosto faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

O Congresso Nacional sancionou recentemente a lei nº13.435, de 12 de abril de 2017, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica instituído o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno.
Parágrafo único. No decorrer do mês de agosto serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como:
I – realização de palestras e eventos;
II – divulgação nas diversas mídias;
III – reuniões com a comunidade;
IV – ações de divulgação em espaços públicos;
V – iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor após decorridos
cento e oitenta dias de sua publicação oficial.

Brasília, 12 de abril de 2017.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *