Sou Enfermagem

COREN-TO Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins


Autor: Sou Enfermagem | Publicado em: 06/04/2015

COREN-TO Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO) é uma autarquia federal criada pela Lei Nº 5.905 de 12 de julho de 1973. Como todos os outros CORENs representados no território nacional, o COREN-TO representa Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros, buscando a valorização dos profissionais.

O órgão disciplina e fiscaliza o exercício das profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem. Entre as competências do Conselho estão a deliberação sobre inscrição e seu cancelamento, a execução das instruções e provimentos do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o conhecimento e decisão dos assuntos referentes à ética profissional.

Atualmente, o plenário do COREN-TO é composto por cinco membros e cinco suplentes. A eleição do grupo é feita por voto secreto, pessoal e obrigatório, no período determinado pelo Conselho Federal, em Assembléia Geral especialmente convocada.

O grupo eleito decide quanto à distribuição dos cargos de Presidente, Secretário e Tesoureiro, formando assim a diretoria, e de Coordenadores da Comissão de Tomada de Contas. Todos assumem um papel importante dentro do sistema COFEN X CORENs. O mandato é de três anos.

Gestões

Márcia Anésia Coelho Marques dos Santos

Período do mandato de gestão: 1º/01/2012 a 31/12/2014

Período do mandato de gestão interina: 03/02/2011 a 31/12/2011

O período do mandato interino atendeu determinação do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, que estabeleceu, por meio da resolução 367/2010, que a partir de 2011 as eleições no Sistema Cofen/Coren’s deveriam acontecer simultaneamente em todo o País. As normas, de acordo com o Cofen, foram tomadas com o objetivo de garantir a livre concorrência e transparência durante todo o processo eleitoral da Autarquia. Os plenários eleitos em todos os estados assumiram simultaneamente em 1º de janeiro de 2012 para o exercício 2012/2015. 

Período do mandato de gestão: 03/02/2008 a 02/02/2011


Carmelita Mesquita

Período do mandato de gestão: 1993 a 02/02/2008

Palavra da Presidente

Prezado Profissional de Enfermagem,

É com grande honra que estamos desenvolvendo este trabalho à frente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, órgão regulador e fiscalizador da nossa profissão. Estamos ampliando nossas ações para que o COREN-TO esteja presente em todo o Estado. Desta forma queremos manter uma relação mais próxima com você profissional, seja, enfermeiro, auxiliar ou técnico.

Queremos agradecer pelo apoio e confiança que nos trouxeram de forma democrática ao COREN-TO, fato histórico em nosso Estado. Neste pouco mais de um ano de gestão, lutamos para resgatar a dignidade e a confiança no nosso Conselho. Pois acreditamos que cada um dos mais de 10 mil profissionais inscritos que representamos, merecem um Conselho que respeite e defenda seus interesses.

Não poderíamos deixar de agradecer também o valioso apoio recebido do COFEN, que muito tem feito pelos profissionais do Tocantins. Através desta parceria, estamos conseguindo aprovar projetos para beneficiar a categoria no Estado.

Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente. Mas, queremos reafirmar nosso compromisso em servi-lo com respeito e eficiência, lutando pelo exercício da profissão com ética e qualidade.

Você é peça fundamental nesta construção de um novo Coren. Participe através do “Fale Conosco”, estamos sempre abertos ao diálogo. Afinal, o COREN é de todos nós.

Dra. Márcia Anésia Coelho Marques dos Santos
Presidente do Coren-TO

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi