Sou Enfermagem

  • Clara Barton (1) (1).jpg
  • Clara Barton (1) (1).jpg



Autor: Sou Enfermagem | Publicado em: 31/07/2018

Clara Barton

Fundadora da Cruz Vermelha Americana (1821-1912) Clarissa Harlowe Barton era uma professora quando seus pés a orientaram a trilhar a vida mais arriscada de trazer suprimentos no coração dos campos de batalha durante a Guerra Civil Americana, onde ela era legitimamente conhecida como o Anjo da Guerra Civil Americana. 

O campo de batalha. 

A jornada de enfermagem de Clara e a vida filantrópica surgiram em meio aos tumultos escuros de Baltimore, organizando um programa de socorro para os soldados. A necessidade de suprimentos médicos era enorme e a propaganda de doações ajudava muito. Não muito tempo depois de uma operação de socorro bem-sucedida, Clara Barton viajou com ambulâncias do exército para distribuir suprimentos, cuidar das vítimas, dar-lhes conforto e até cozinhar para elas. Ela também ajudou a localizar homens desaparecidos e notificar as famílias sobre seu status; uma atividade que inaugurou os serviços de busca da Cruz Vermelha para o cenário humanitário.

O trabalho de Clara Barton na Guerra Civil Americana se desenrolou como um longo começo para um serviço humanitário ainda mais longo, desta vez servindo não apenas para as vítimas da guerra, mas também para as vítimas do desastre à medida que a Cruz Vermelha americana se transforma em realidade. Logo após o estabelecimento da organização, os esforços de socorro terão de ser trazidos para fora do solo dos Estados Unidos, sem ver diferenças de cores e raças. Isso também levou à expansão dos esforços de socorro da Cruz Vermelha Internacional, abrangendo vítimas de desastres naturais, chamada de Emenda Americana.

Barton serviu a Cruz Vermelha Americana até 1904 e estabeleceu a Associação Nacional de Primeiros Socorros da América, onde foi presidente honorária por 5 anos. E no dia 12 de abril de 1912, Clarissa Harlowe Barton morreu.

REFERÊNCIAS:

Barton, Clara. The Story of My Childhood New York: Arno Press Inc, (1980)
Pryor, Elizabeth Brown. Clara Barton: Professional Angel Philadelphia: University of Pennsylvania Press, (1987)
Pryor, Elizabeth Brown (1988). Clara Barton: professional angel 1st pbk. print. ed. Philadelphia: University of Pennsylvania. ISBN 978-0-8122-1273-0
Pryor, Elizabeth Brown. Barton, Clara. American National Biography, (2000)
Howard, Angela; M. Kavenik, Frances (1990). Handbook of American Women's History, Vol. 696. NY: Garland. pp. 61–62
Spiegel, Allen D. "The Role of Gender, Phrenology, Discrimination and Nervous Prostration in Clara Barton's Career". Journal of Community Health 20.6 (1995): 501–526.
Clara Barton, Dictionary of Unitarian & Universalist Biography


Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi