Sou Enfermagem

Epiderme

Epiderme

A camada superior da pele, a epiderme, é constituída por epitélio pavimentoso estratificado queratinizado.

Os epitélios de revestimento se caracterizam por:

a) serem constituídos por células muito próximas entre si e, portanto, com pouca substância intercelular;

b) serem avasculares;

c) apresentarem células polarizadas.


Histologicamente, de acordo com o número de camadas celulares, os epitélios de revestimento são classificados em epitélios simples (uma única camada de células) e estratificados (duas ou mais camadas de células).


Em ambos os casos, as células que os constituem podem apresentar formato pavimentoso, cúbico ou cilíndrico. A classificação dos epitélios estratificados leva em conta o formato das células mais superficiais. Portanto, você agora pode deduzir que a epiderme é formada por várias camadas de células, sendo que a mais superficial é constituída por células formada por células pavimentosas.


A maioria das células da epiderme tem como função a síntese de queratina, que é a principal proteína da epiderme; por isso, essas células são conhecidas como queratinócitos. Além dos queratinócitos, originados do ectoderma cutâneo, você encontrará na epiderme outros tipos celulares, com várias origens embriológicas. Por exemplo, os melanócitos, células produtoras de melanina, originam-se das cristas neurais; as células de Langerhans são células de defesa e se originam do mesoderma; as células de Merkel, originadas também das cristas neurais, são células envolvidas nas sensações tácteis.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 05/04/2015

Gostou? Deixe seu comentário.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi