Sou Enfermagem

Hepatite C


Autor: Sou Enfermagem | Publicado em: 06/04/2015

Hepatite C

Hepatite significa inflamação do fígado. Quando o fígado está inflamado ou danificado, sua função pode ser afetada. 

O uso pesado de álcool, toxinas, alguns medicamentos e certas condições médicas podem causar hepatite. No entanto, a hepatite é frequentemente causada por um vírus. Nos Estados Unidos, os vírus de hepatite mais comuns são o vírus da hepatite A, o vírus da hepatite B e o vírus da hepatite C.

Qual é a diferença entre hepatite A, hepatite B e hepatite C?

Hepatite A, hepatite B e hepatite C são infecções do fígado causadas por três vírus diferentes. Embora cada um possa causar sintomas semelhantes, eles se espalham de maneiras diferentes e podem afetar o fígado de maneira diferente. A hepatite A é geralmente uma infecção de curto prazo. Hepatite B e hepatite C também podem começar como infecções de curto prazo, mas em algumas pessoas, o vírus permanece no corpo e causa infecção crônica (ao longo da vida). Existem vacinas para prevenir hepatite A e hepatite B; no entanto, não há vacina para hepatite C.

O que é hepatite C?

A hepatite C é uma infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite C. A hepatite C pode variar desde uma doença leve que dura algumas semanas até uma doença séria e vitalícia. A hepatite C é frequentemente descrita como “aguda”, significando uma nova infecção ou “crônica”, que significa infecção ao longo da vida.

A hepatite C aguda ocorre nos primeiros 6 meses após a exposição de alguém ao vírus da hepatite C. A hepatite C pode ser uma doença de curto prazo, mas para a maioria das pessoas, a infecção aguda leva à infecção crônica.

A hepatite C crônica pode ser uma infecção ao longo da vida com o vírus da hepatite C, se não for tratada. Se não for tratada, a hepatite C crônica pode causar sérios problemas de saúde, incluindo danos ao fígado, cirrose (cicatrização do fígado), câncer de fígado e até a morte.

Qual é a probabilidade de que a hepatite C aguda se torne crônica?

Aproximadamente 75% -85% das pessoas infectadas com o vírus da hepatite C desenvolverão uma infecção crônica.

É possível limpar o vírus da hepatite C?

Sim, aproximadamente 15% a 25% das pessoas infectadas com o vírus da hepatite C eliminam-no de seus corpos sem tratamento e não desenvolvem infecção crônica. Os especialistas não entendem completamente porque isso acontece para algumas pessoas.

Transmissão / Exposição

Como se espalha a hepatite C?

A hepatite C geralmente se espalha quando o sangue de uma pessoa infectada pelo vírus da hepatite C entra no corpo de alguém que não está infectado. Hoje, a maioria das pessoas é infectada pelo vírus da hepatite C ao compartilhar agulhas ou outros equipamentos para preparar ou injetar drogas. Antes de 1992, a hepatite C também era comumente disseminada por transfusões de sangue e transplantes de órgãos. Depois disso, a triagem generalizada do suprimento de sangue nos Estados Unidos praticamente eliminou essa fonte de infecção.

As pessoas podem ser infectadas com o vírus da hepatite C durante atividades como:

Compartilhamento de agulhas, seringas ou outros equipamentos para preparar ou injetar drogas

Lesões por agulhas em ambientes de cuidados de saúde

Nascendo para uma mãe que tem hepatite C

Menos comumente, uma pessoa também pode contrair o vírus da hepatite C

Compartilhando itens de cuidados pessoais que possam ter entrado em contato com o sangue de outra pessoa, como lâminas de barbear ou escovas de dentes

Ter contato sexual com uma pessoa infectada com o vírus da hepatite C

Obtendo uma tatuagem ou piercing em um ambiente não regulamentado

O vírus da hepatite C não se espalha ao compartilhar talheres, amamentação, abraços, beijos, mãos dadas, tosse ou espirros. Também não se espalha através de comida ou água.

Posso ser reinfectado com o vírus da hepatite C se tiver eliminado o vírus?

Sim. Se tiver sido infectado com o vírus da hepatite C e eliminado o vírus, ou se tiver sido tratado e curado com sucesso, pode ser reinfectado com o vírus da hepatite C.

O vírus da hepatite C pode se espalhar através do contato sexual?

Sim, mas acredita-se que o risco de transmissão por contato sexual seja baixo. O risco aumenta para pessoas que têm múltiplos parceiros sexuais, têm uma doença sexualmente transmissível, praticam sexo violento ou são infectadas pelo HIV.

Você pode contrair hepatite C fazendo uma tatuagem ou piercing?

Algumas pesquisas importantes não demonstraram que a hepatite C pode ser disseminada por meio de instalações comerciais de tatuagem licenciadas. No entanto, a transmissão da hepatite C (e outras doenças infecciosas) é possível quando práticas inadequadas de controle de infecção são usadas durante a tatuagem ou piercing. Tatuagem não regulamentada e piercing são conhecidos por ocorrerem em prisões e outros ambientes informais e podem colocar uma pessoa em risco de infecção.

A hepatite C pode se espalhar dentro de uma casa?

Sim, mas isso não ocorre com muita frequência. Se o vírus da hepatite C for disseminado dentro de um lar, é mais provável que seja resultado da exposição direta, através da pele, ao sangue de um membro da família infectado.

Quem está em risco de hepatite C?

Algumas pessoas correm maior risco de ter hepatite C, incluindo:

Usuários atuais ou antigos de drogas injetáveis, incluindo aqueles que injetaram apenas uma vez há muitos anos
Aqueles nascidos de 1945 a 1965
Recipientes de concentrados de fator de coagulação feitos antes de 1987, quando métodos menos avançados para fabricar esses produtos foram usados
Receptores de transfusões de sangue ou transplantes de órgãos sólidos antes de julho de 1992, antes de um melhor teste de doadores de sangue tornou-se disponível
Pacientes de hemodiálise
Pessoas com exposições conhecidas ao vírus da hepatite C, como
Profissionais de saúde após picadas de agulha envolvendo sangue de alguém infectado com o vírus da hepatite C
Receptores de sangue ou órgãos de um doador que testaram positivo para o vírus da hepatite C
Pessoas com infecção pelo HIV
Crianças nascidas de mães infectadas com o vírus da hepatite C
Pessoas que estão encarceradas
Pessoas que usam drogas intranasais
Pessoas que receberam piercings ou tatuagens feitas com instrumentos não estéreis

Qual é o risco de uma mulher grávida transmitir hepatite C ao seu bebê?

Cerca de 6 em 100 crianças nascidas de mães com hepatite C são infectadas pelo vírus da hepatite C. No entanto, o risco torna-se maior se a mãe tiver HIV e hepatite C.

Uma pessoa pode contrair o vírus da hepatite C de um mosquito ou outra picada de inseto?

Não, o vírus da hepatite C não foi mostrado para ser transmitido por mosquitos ou outros insetos.

Posso doar sangue se for positivo para hepatite C?

A Cruz Vermelha Americana não aceita doações de sangue de pessoas com sinais ou sintomas atuais de hepatite, ou se você já fez um teste positivo para hepatite C.

Alguém com hepatite C pode doar órgãos?

Poucas condições impediriam que alguém fosse doador de órgãos, olhos ou tecidos. Mesmo com hepatite C aguda ou crônica, você pode doar seus órgãos ou tecidos. A equipe de transplante determinará quais órgãos ou tecidos podem ser usados com base em uma avaliação clínica e irão decidir se é possível ou não, além de outros fatores.

Sintomas

Quais são os sintomas da hepatite C aguda?
Pessoas com novas infecções pelo vírus da hepatite C (agudas) geralmente não apresentam sintomas ou sintomas leves. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir:

Febre
Fadiga
Urina escura
Movimentos intestinais cor de argila
Dor abdominal
Perda de apetite
Náusea
Vômito
Dor nas articulações
Icterícia (cor amarela na pele ou olhos)

Quanto tempo depois da exposição ao vírus da hepatite C os sintomas aparecem?

Nas pessoas que desenvolvem sintomas de infecção aguda, o tempo médio de exposição aos sintomas varia de 2 a 12 semanas. No entanto, a maioria das pessoas infectadas com o vírus da hepatite C não desenvolve sintomas.

Uma pessoa pode disseminar hepatite C sem sintomas?

Sim, mesmo que uma pessoa com hepatite C não apresente sintomas, ela ainda pode disseminar o vírus da hepatite C para outras pessoas.

É possível ter hepatite C e não saber disso?

Sim, muitas pessoas que estão infectadas com o vírus da hepatite C não sabem que estão infectadas porque não parecem ou não estão doentes.

Quais são os sintomas da hepatite C crônica?

A maioria das pessoas com infecção pelo vírus da hepatite C crônica não apresenta sintomas ou apresenta sintomas gerais ou comuns, como fadiga crônica e depressão. Muitas pessoas eventualmente desenvolvem doença hepática crônica, que pode variar de leve a grave, incluindo cirrose (cicatrização do fígado) e câncer de fígado. A doença hepática crônica em pessoas com hepatite C geralmente acontece lentamente, sem sinais ou sintomas, ao longo de várias décadas. A infecção crônica pelo vírus da hepatite C geralmente não é reconhecida até que as pessoas sejam examinadas para doação de sangue ou de um exame de sangue anormal encontrado durante um exame de rotina.

Quão séria é a hepatite C crônica?

A hepatite C crónica pode ser uma doença grave que resulta em problemas de saúde a longo prazo, incluindo danos no fígado, insuficiência hepática, cancro do fígado ou até morte. É uma das principais causas de cirrose e câncer de fígado e a razão mais comum para o transplante de fígado nos Estados Unidos. Houve 18.153 mortes relacionadas ao vírus da hepatite C relatadas ao CDC em 2016, mas acredita-se que isso esteja subestimado.

Quais são os efeitos a longo prazo da hepatite C?

De cada 100 pessoas infectadas com o vírus da hepatite C:

  • 75-85 desenvolverá infecção crônica
  • 10-20 vai desenvolver cirrose ao longo de 20-30 anos

Entre 100 pessoas com hepatite C e cirrose, a cada ano que passa:

  • 3-6 irá desenvolver insuficiência hepática
  • 1-5 vai desenvolver câncer de fígado

A cirrose em desenvolvimento é mais provável se você for do sexo masculino, com 50 anos ou mais, usar álcool, ter doença hepática gordurosa não alcoólica, vírus da hepatite B ou co-infecção por HIV ou tomar medicamentos imunossupressores.

Testes

Quem deve fazer o teste de hepatite C?

O CDC recomenda o teste de hepatite C para:

Usuários atuais ou antigos de drogas injetáveis, incluindo aqueles que injetaram apenas uma vez há muitos anos

Todos nascidos de 1945 a 1965

Qualquer pessoa que tenha recebido concentrados de fator de coagulação antes de 1987

Receptores de transfusões de sangue ou transplantes de órgãos sólidos antes de julho de 1992

Pacientes de hemodiálise de longo prazo

Pessoas com exposições conhecidas ao vírus da hepatite C, como

trabalhadores de saúde ou trabalhadores da segurança pública após picadas de agulha envolvendo sangue de alguém infectado com o vírus da hepatite C

receptores de sangue ou órgãos de um dador que testou positivo para o vírus da hepatite C

Pessoas com infecção pelo HIV

Crianças nascidas de mães com hepatite C

Outros especialistas, incluindo um grupo que ajuda a definir políticas de saúde nos Estados Unidos, chamado USPSTF (US Preventive Services Task Force), recomendam o teste do vírus da hepatite C para grupos adicionais, incluindo:

Pessoas em prisões

Pessoas que usam drogas bufavam pelo nariz (além de pessoas que injetam drogas),

Pessoas que recebem uma tatuagem não regulamentada


Se eu estiver grávida, devo fazer o teste para hepatite C?

Fazer o teste para hepatite C não faz parte do atendimento pré-natal de rotina. No entanto, se você é uma mulher grávida que tem fatores de risco para a infecção pelo vírus da hepatite C, você deve falar com seu médico sobre o teste.

Uma mulher infectada pelo vírus da hepatite C deve evitar a amamentação?

Não. Não há evidências de que a amamentação se espalhe pelo vírus da hepatite C. Precauções podem ser consideradas se uma mãe com hepatite C tiver rachado ou sangrando mamilos, porque não há informações suficientes sobre os riscos de transmissão quando isso acontece.

Quais exames de sangue são usados para testar a hepatite C?

A única maneira de saber se você tem hepatite C é fazer o teste e pode precisar de mais de um tipo de teste. Um exame de sangue, chamado teste de anticorpos da hepatite C, pode dizer se você já foi infectado com o vírus da hepatite C. Anticorpos são substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea quando alguém é infectado. Outro teste, chamado teste de RNA do vírus da hepatite C, pode dizer se você tem uma infecção atual pelo vírus da hepatite C. O RNA é o material genético do vírus.

Quais exames de sangue são usados para testar a hepatite C?

A única maneira de saber se você tem hepatite C é fazer o teste e pode precisar de mais de um tipo de teste. Um exame de sangue, chamado teste de anticorpos da hepatite C, pode dizer se você já foi infectado com o vírus da hepatite C. Anticorpos são substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea quando alguém é infectado. Outro teste, chamado teste de RNA do vírus da hepatite C, pode dizer se você tem uma infecção atual pelo vírus da hepatite C. O RNA é o material genético do vírus.

Como interpreto os resultados do teste do anti-corpo da hepatite C?

Existem dois resultados possíveis de testes de anticorpos:

Não-reativo, ou negativo, significa que uma pessoa nunca teve hepatite C. No entanto, se uma pessoa tiver sido exposta recentemente ao vírus da hepatite C, ele precisará ser testado novamente.

Reativo, ou positivo, significa que os anticorpos da hepatite C foram encontrados no sangue e uma pessoa foi infectada com o vírus da hepatite C em algum momento. Um teste de anticorpos reativos não significa necessariamente que uma pessoa tenha hepatite C. Uma vez que alguém tenha sido infectado, eles sempre terão anticorpos no sangue. Isto é verdade se mesmo que tenham eliminado o vírus da hepatite C.

Um teste de anticorpos reativos requer um teste adicional, chamado teste de RNA do vírus da hepatite C (ou PCR), para confirmar se o vírus ainda está presente na corrente sanguínea da pessoa.

Quanto tempo depois da exposição ao vírus da hepatite C, o teste de anticorpos pode informar se alguém está infectado?

Para a maioria das pessoas expostas ao vírus da hepatite C, o teste de sangue do anticorpo HCV será positivo em 4 a 10 semanas. Cerca de 97% das pessoas infectadas terão um teste de anticorpos HCV positivo 6 meses após a exposição.

Quão logo após a exposição ao vírus da hepatite C o vírus da hepatite C pode ser detectado pelo teste de RNA do vírus da hepatite C (PCR)?

Um tipo especial de exame de sangue chamado teste de RNA do vírus da hepatite C (ou PCR) pode dizer se uma pessoa está infectada em 2 a 3 semanas após a exposição.

Uma pessoa pode ter níveis normais de enzimas hepáticas (por exemplo, ALT) e ainda ter hepatite C?

Sim. É comum que as pessoas com hepatite C crônica tenham um nível de enzimas no fígado que sobe e desce, com retornos periódicos para o normal ou quase normal. Algumas pessoas com hepatite C têm níveis de enzimas hepáticas normais por mais de um ano, mesmo

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi