Sou Enfermagem

Paciente Na Sala Cirúrgica

Paciente Na Sala Cirúrgica

Os procedimentos no Centro Cirúrgico devem estar sempre sob a supervisão do enfermeiro, a começar pelo recebimento do paciente na unidade, por ser este o profissional capacitado para avaliar-lhe o estado físico, emocional e dar-lhe p devido atendimento.

Recepção e preparo inicial

O paciente deve ser cordialmente recebido pelo pessoal de enfermagem, que confere seus dados pessoais e seu prontuário, certificando-se de que todos os exames se encontram anexos. Nesse momento são também verificadas as anotações pré-operatórias feitas na unidade de internação: aplicação da medicação pré-anestésica, sinais vitais, retirada de próteses e jóias, problemas alérgicos e condições físicas e emocionais do paciente etc.

O paciente deve, então, ter os cabelos protegidos com um gorro descartável e encaminhado a sala cirúrgica, aos cuidados do circulante de sala, cuja função, nesse momento é a de manter uma conversação tranqüila com ele e orientá-lo sobre os procedimentos que virão.

Na transferência do paciente da maca para a mesa cirúrgica, é preciso igualar as alturas desses dois equipamentos e encostar um no outro, a fim de facilitar a passagem.

Deve-se verificar se a área operatória está devidamente preparada, realizando a tricotomia, se necessário, e manter o paciente aquecido e protegido até a entrada da equipe cirúrgica. Atualmente a tricotomia no local onde será realizada a incisão cirúrgica, deve ocorrer minutos antes da indução anestésica, como medida preventiva de infecção. 




Postado por: | Publicado em: 04/04/2015

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi