Sou Enfermagem

Voluntários


Autor: Sou Enfermagem | Publicado em: 28/07/2018

Voluntários

O Instituto criou o Programa de Serviço Voluntário, cuja sigla é PSV. Neste programa, as pessoas podem ajudar nas atividades do Instituto em duas modalidades: presencial ou online. 


PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO – PSV

 

01 - INTRODUÇÃO

O Programa de Serviço Voluntário - PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem – IBSENF, é um incentivo social que seleciona estudantes e/ou profissionais do curso de enfermagem para participar auxiliando nas atividades, projetos e ações sociais do instituto na modalidade presencial ou à distância, não gerando qualquer vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim de acordo com a Lei Federal nº 9.608/98.

Cada participante receberá um certificado de voluntário constando as horas de atividades que servirá como atividade extracurricular e que poderão ser implementada no currículo profissional.

O Programa de Serviço Voluntário (PSV) ficará sob a responsabilidade de um Coordenador que por sua vez fará o planejamento do programa, monitor os alunos e fará a captação de novos voluntários de acordo com as necessidades do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem.

02 – AS MODALIDADES

O Programa de Serviço Voluntário - PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem possui duas modalidades assim definidas: 

  1. Programa de Serviço Voluntário Presencial – PSVP: Os voluntários auxiliarão de forma presencial nas atividades do IBSENF, de acordo com as atividades escolhidas pelo candidato.
  2. Programa de Serviço Voluntário Online – PSVO: Os voluntários auxiliarão de forma online nas atividades do IBSENF, de acordo com as atividades escolhidas pelo candidato.

03 – PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO PRESENCIAL – PSVP

No Programa de Serviço Voluntário Presencial – PSVP os voluntários auxiliarão nas atividades, ações sociais, reuniões, projetos, encontros e campanhas do IBSENF de forma presencial. As atividades, datas e horários serão definidas depois que o candidato se inscrever no programa e de acordo com as necessidades da instituição que serão definidas pelo coordenador do programa. Esta é uma boa escolha para quem deseja exercer atividades de promoção à saúde tais como: palestras, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, exame físico, orientações de saúde, consulta de enfermagem e outras atividades relacionadas com a saúde coletiva.

04 – PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO ONLINE – PSVO

No Programa de Serviço Voluntário Online – PSVO os voluntários auxiliarão nas atividades à distância, usando apenas a internet, computador ou celular. As atividades são de auxilio à criação, edição e compartilhamento de conteúdo nas Redes Sociais e no Site do Instituto, além de participar no planejamento e na elaboração dos projetos do instituto. Esta modalidade é excelente para quem deseja contribuir com o serviço voluntário mas tem limitações geográficas. Todos podem cooperar um pouco neste tipo de serviço, principalmente quem usa bastante as redes sociais e gosta de ler e pesquisar sobre conteúdo variado de enfermagem e de saúde.

04 – OS BENEFÍCIOS

  1. Certificado de Participação
  2. Experiência no Âmbito Social
  3. Reconhecimento pelo trabalho social
  4. Experiência em Ações Sociais
  5. Experiência em Saúde Coletiva

05 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Programa de Serviço Voluntário – PSV já está previsto no Estatuto Social do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem no Art. 2 Parágrafo Ùnico que diz:

“O INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM se dedica às suas atividades por meio de ações sócio-culturais e ambientais, através da realização de programas, projetos, cursos, congressos, seminários, simpósios, oficinas, consultorias, produções artísticas, audiovisuais e literárias, viabilizados a partir de recursos próprios ou de doação ou repasse de recursos físicos, humanos e financeiros, advindos de organizações sem fins lucrativos, órgãos do setor público, empresas privadas e pessoas físicas, ou ainda por meio da prestação de serviços voluntários”.

O Programa de Serviço Voluntário – PSV é regido pela Lei Federal nº 9.608/98 e pela Resolução 001/2016 do IBSENF.

São Luís 04 de outubro de 2017


O que você lei até aqui, foi um breve resumo de como são realizadas as atividades aqui no instituto e como funciona o PSV, agora, você vai ler as informações de como se cadastra no PSV.


RESOLUÇÃO 001/2017 

Resolução de normatização do Programa de Serviço Voluntário - PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem - IBSENF

A Presidente do INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM - IBSENF, no uso de suas atribuições legais, faz saber que foi aprovado em Assembleia Geral a presente Resolução que normatiza as atividades daqueles interessados em ingressar no Programa de Serviço Voluntário – PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem.  A prestação de serviços ocorrerá segundo a Lei Federal nº 9.608/98, e segundo esta Resolução Interna do IBSENF Nº 001/2017.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O Programa de Serviço Voluntário - PSV, disposto nesta Resolução terá vigência de 06 meses, devendo acontecer segundo cronograma de datas oportunamente desenvolvido pelas partes, não se admitindo, ainda, a dilação dos prazos ali previstos, salvo no caso de apresentação de justificativa que demonstre, de forma circunstanciada, que as causas do atraso são totalmente alheias à vontade do prestador do serviço voluntário.

1.2. Considera-se serviço voluntário toda a atividade prática, não remunerada, com objetivos cívicos, educacionais, culturais, científicos, recreativos, assistenciais e de saúde.

1.3. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

1.4. A relação entre o candidato e o Programa de Serviço Voluntário - PSV será formalizada por meio de documento denominado Termo de Adesão, celebrado entre o Instituto Brasileiro Sou Enfermagem - IBSENF e o prestador de serviço voluntário, nele constando as condições de seu exercício.

1.5 O Programa de Serviço Voluntário – PSV, ficará sob a responsabilidade de um Coordenador que fará o planejamento das atividades e monitorar os voluntários em suas atividades.

2. DO OBJETIVO

2.1. O objetivo da presente resolução é normatizar a captação de estudantes e profissionais de enfermagem para participar do Programa de Serviço Voluntário – PSV auxiliando nas atividades, programas e projetos desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro Sou Enfermagem - IBSENF na modalidade presencial ou à distância, bem como a elaboração de conteúdos técnicos atrelados às atividades e outros afins, que visam manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético.

3. DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

3.1. A carga horária será de no mínimo 4 horas semanais e, no máximo de 24 horas semanais.

3.2. As atividades dos voluntários poderão ser realizadas entre segunda a sábado;

3.3. Os dias e horários de atuação serão definidos durante o processo de seleção;

2.4. A atuação voluntária é vedada para funções privativas ou em substituição à atividade de qualquer categoria profissional, em especial na atuação direta do ensino de graduação e pós-graduação ou qualquer atividade relacionada à supervisão discente.

3. DA SELEÇÃO DO VOLUNTÁRIO

3.1. Requisitos 

3.1.1. O candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e se for menor um responsável deverá assinar.

3.1.2. Ser estudante ou profissional da área da saúde

3.1.3. Ter acesso à Internet.

3.1.4. Ter conhecimento de informática.

3.1.5. Ter aptidão ao serviço voluntário.

3.1.5. Ter aptidão ao trabalho em equipe.

3.2. Documentos 

3.2.1. O candidato deverá encaminhar para o e-mail contato@souenfermagem.com.br os seguintes documentos:  

              a. Quadro de Aptidão – ANEXO I

              b. Termo de Adesão – ANEXO II

              c. Cópia dos seguintes documentos de RG, CPF

              d. Comprovante de residência, água, luz, telefone, etc. 

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições para participar do PSV são permanentes, mas o cronograma é semestral.

4.2. Após realizar a inscrição o candidato será convocado de acordo com a necessidade do IBSENF.

4.2. O candidato deverá escolher no QUADRO DE APTIDÃO o que mais tem afinidade de acordo com o ANEXO I, imprimir, assinar e enviar para o e-mail contato@souenfermagem.com.br

4.3. O candidato deverá imprimir o Termo de Adesão (ANEXO II), preencher, assinar e encaminhar por e-mail junto com os demais documentos.

4.4. O candidato deverá enviar CPF, RG e comprovante de Residência junto com os demais documentos do item 4.2 e 4.3 deste edital.

4.5. Após o envio, o candidato receberá as devidas informações através do e-mail informado.

5. DAS MODALIDADES

5.1 O Programa de Serviço Voluntário - PSV do Instituto Brasileiro Sou Enfermagem possui duas modalidades assim definidas:

  1. Programa de Serviço Voluntário Presencial – PSVP: Os voluntários auxiliarão de forma presencial nas atividades do IBSENF, de acordo com as atividades escolhidas pelo candidato.
  2. Programa de Serviço Voluntário Online – PSVO: Os voluntários auxiliarão de forma online nas atividades do IBSENF, de acordo com as atividades escolhidas pelo candidato.

6. DOS BENEFÍCIOS

6.1. Certificado de Voluntariado de acordo com o tempo gasto do candidato no PSV.

6.2. Experiência em Serviço Voluntário e adquirir conhecimento na área.

 7. DAS VAGAS

7.1. Serão ofertadas 450 vagas por ano.

7.2. As vagas serão definidas de acordo com o ANEXO I.

7.3. Os candidatos deverão consultar as áreas de seu interesse, e a disponibilidade de vagas de acordo com a sua aptidão constando no ANEXO I.

8. DO CANCELAMENTO

8.1. O voluntário poderá solicitar o seu desligamento do PSV a qualquer momento mediante requerimento específico encaminhado por e-mail do IBSENF.

8.2. Após o cancelamento o candidato receberá o certificado de acordo com o tempo gasto no PSV.

São Luís, 09 de setembro 2017.

Ana Karoline do Nascimento e Nascimento

Presidente do IBSENF

 

ANEXO I

QUADRO DE APTIDÃO

PASSO 01 – Escolha duas opções de acordo com as suas habilidades e aptidão.

Escolha duas opções para administrar projetos ou participar de ações sociais.


ESCOLHA A SUA PRIMEIRA OPÇÃO

ESCOLHA A SUA SEGUNDA OPÇÃO

01 – Ajudar nas Redes Sociais                  (   )
01 - Ajudar nas Redes Sociais                 (   )
02 – Ajudar nos artigos do site                  (   )
02 – Ajudar nos artigos do site                (   )
03 – Participar de Ações Sociais               (    )
03 – Participar de Ações Sociais             (    )


 

PASSO 02 – Escolha duas opções de acordo com as suas habilidades e aptidão.

Escolha em qual Rede Social você deseja desenvolver as suas atividades voluntárias.


 

ESCOLHA A SUA PRIMEIRA OPÇÃO

 

ESCOLHA A SUA SEGUNDA OPÇÃO

 

01 - Facebook -                                (    )

  01 - Facebook -                               (    )

02 - Twitter -                                    (    )

  02 - Twitter -                                   (    )

03 - Instagram -                               (    )

 03 - Instagram -                              (    )

         04 - Whats -                                      (    )
     04 -   Whats -                                  (    )

05 - YouTube -                                  (    )

05 - YouTube -                                (    )

06 – NENHUMA                              (    )

 06 – NENHUMA                            (    )


 PASSO 03 – Escolha apenas 01 opção de acordo com o seu tempo disponível

Escolha quantas vezes por mês você poderá ajudar 


ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO DESEJADA

01 - Uma vez por mês – Total de 04h por mês  - Certificado de 30horas                    (    )
02 - Duas vezes por mês – Total de 08h por mês - Certificado de 60horas                 (    )
03 - Três vezes por mês – Total de 12h por mês  - Certificado de 90horas                 (    )
04 - Quatro vezes por mês – Total de 16h por mês - Certificado de 120horas            (    )
05 - Cinco vezes por mês – Total de 20h por mês - Certificado de 150horas             (    )


__________________________________________________________________

Data, local e Assinatura do Candidato ou Responsável.

 

 

ANEXO II

TERMO DE ADESÃO – PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO - PSV

O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem - IBSENF, instituição privada sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Luís na Rua da Vitória, Quadra 130, Casa 12, bairro Cidade Olímpica, CEP: 65058-525, inscrita no CNPJ 24.856.340/0001-87 vem, através deste instrumento, celebrar o presente “TERMO DE ADESÂO AO PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO - PSV”, com o voluntário:

Nome: ____________________________________________________________________________

RG: _________________________________ CPF: ________________________________________

Endereço: _________________________________________________________________________

Tel.: ____________________________________ e-mail: ___________________________________

01. O voluntário se compromete a auxiliar o Instituto Brasileiro Sou Enfermagem - IBSENF na implementação e desenvolvimento de seus objetivos institucionais, observando as diretrizes aqui traçadas, bem como aquelas informadas no Programa de Serviço Voluntário - PSV.

02. A modalidade do Programa do Serviço Voluntário será escolhida pelo candidato de acordo com o ANEXO I e que será enviada juntamente com este Termo de Adesão.

03. O presente Termo de Adesão tem prazo de 06 meses podendo ser interrompido à pedido do voluntário por requerimento encaminhado ao IBSENF.

04. O voluntário está ciente de que o serviço voluntário, conforme a Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, “não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”, não cabendo, portanto, ao voluntário qualquer remuneração ou ressarcimento pelos serviços prestados ao IBSENF.

– VOLUNTÁRIO: 

 

_________________________________________________________________________________________

Data, local e Assinatura do Candidato ou Responsável.

  

                                    

  • - INSTITUTO BRASILEIRO SOU ENFERMAGEM:
  •  

________________________________________________________________________________

Diretor do Instituto ou Coordenador do PSV



ESTE MATERIAL ESTÁ DISPONÍVEL PARA BAIXAR NESTE LINK:

http://souenfermagem.com.br/biblioteca/arquivos/RESOLUCA-001-IBSENF.pdf

https://souenfermagem.com.br/biblioteca/arquivos/PSV-CHAMADA.pdf


Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato pelo link:

https://souenfermagem.com.br/contato 


Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi