Sou Enfermagem

Sulfametoxazol-trimetoprima

Sulfametoxazol-trimetoprima

sulfametoxazolassociação sulfametoxazol/trimetoprima é uma combinação de fármacos, pertencendo o sulfametoxazol ao grupo das sulfonamidas e a trimetoprim(a), ao das pirimidinas.

Pode ser usado no tratamento da cólera, por indivíduos sensíveis às tetraciclinas. Serve também no tratamento de infecções intestinais, urinárias e como opção em otites. Apesar de ter perdido bastante espaço por conta da resistência bacteriana, as sulfonamidas ainda são uma boa escolha para tratar infecções por Escherichia coli.

Interações medicamentosas

Causa uma potencialização dos anticoagulantes orais e é potencializado pelas fenilbutazona e salicilatos.

Apresentações comerciais

  • Bacfar
  • Bactrim
  • Diazol
  • Espectrin
  • Infectrin
  • Qiftrim
  • Ectrin

São bacteriostáticos, usualmente administrados por via oral e comercializados sob o nome Bactrim®. A solução para infusão deve ser utilizada nas primeiras 6 horas após preparação, e administrada em 30 a 60 minutos. Se durante a administração surgir turvação ou cristalização, a infusão deve ser interrompida. A infusão venosa de Bactrim® exige diluição conforme orientação do fabricante . não devendo em hipótese alguma ser injetada diretamente na veia em sua forma pura . e requer acesso venoso exclusivo.

Os principais antibióticos de ação fungicida ou fungistático são:

. Anfotericina B (Fungizon®) - só deve ser infundida em solução glicosada a 5%, pois a adição de eletrólitos causa precipitação. Devido à sua ação tóxica, há necessidade de monitorar a freqüência cardíaca. Sua aplicação rápida pode causar parada cardiorrespiratória. Deve-se observar o aparecimento de sinais de alterações urinárias, devido à nefrotoxidade. Geralmente, os pacientes submetidos a tratamento com esse medicamento precisam ser hospitalizados. A piridoxina é indicada para minimizar ou evitar os sintomas de neurite periférica.

Manifestações como febre, calafrios, náuseas, vômitos, cefaleia e hipotensão são freqüentes durante a infusão na primeira semana, diminuindo posteriormente. A droga provoca hipopotassemia e é altamente irritativa para o endotélio. A flebite pode ser minimizada pela administração cuidadosa e lenta. A anfotericina B deve ser mantida sob refrigeração e protegida contra exposição à luz;

. Nistatina (Micostatin®) - indicado para tratamento de candidíase;

. Fluconazol (Zoltec®) - utilizado para prevenção e tratamento de infecções fúngicas em pacientes imunodeprimidos.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

Relacionados

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA