Sou Enfermagem

Herniorrafia

herniorrafiaHerniorrafia ou hernioplástia é a cirurgia que visa corrigir o defeito na musculatura e/ou aponeurose (capa que reveste os músculos) que permite o aparecimento da hérnia abdominal.

A técnica consiste no fechamento do anel herniário (defeito acima relatado) por meio de pontos cirúrgicos ou, mais atualmente, com a colocação de telas.

Essas telas são como uma rede, feita de material orgânico, sintético ou ambos e que tem como objetivos o fechamento do defeito e a formação de tecido cicatricial (fibrose) mais espesso e resistente que o tecido que se formaria sem a colocação da tela. Esse tecido formado com a tela, e como dito, mais espesso e resistente, diminui a chance de recidivas (formação de outras hérnias no mesmo local). Os materiais usados modernamente, assim como os locais onde são colocados, fazem com que essas próteses sejam inertes (causam pouca ou nenhuma reação indesejada) ao organismo.

A acomodação da tela pode ser pela cirurgia tradicional (com corte) ou pela laparoscopia. A melhor opção é avaliada em cada caso, antes do ato cirúrgico, e explicada ao paciente.

 

 

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA