Sou Enfermagem

Esteatose

esteatoseA esteatose (também chamada mudança gordos, degeneração gordurosa, ou degeneração adiposo) é o processo que descreve a retenção anormal de lípidos dentro da célula.

Ela reflete uma diminuição dos processos normais de síntese e eliminação de gordura de triglicéridos. O excesso de lípido se acumula em vesículas that deslocar o citoplasma. Quando as vesículas são grandes o suficiente para distorcer o núcleo, a condição é conhecida a macrovesicular esteatose; caso contrário, a condição é conhecida a esteatose microvesicular. Apesar de não ser particularmente prejudicial para a célula, em casos ligeiros, podem perturbar grandes acumulações constituintes celulares, e em casos graves, a célula pode até arrebentar.

Os fatores de risco associados com esteatose são variados, e incluem diabetes mellitus, desnutrição protéica, toxinas hipertensão celulares, obesidade, anoxia e apnéia do sono. Como o fígado é o órgão principal do metabolismo lipídico é mais frequentemente associada a esteatose; No entanto, pode ocorrer em qualquer órgão, geralmente os rins, coração e músculos.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA