espermatozoide

Espermatozoide

É o gameta masculino que se uni ao óvulo – gameta feminino – para formar outro ser vivo.

Um único espermatozoide, consiste em uma célula nucleada redonda ou cilíndrica, um pescoço curto e uma fina cauda móvel.

Sua estrutura é vital para sua mobilidade e função (ou seja, reprodução sexual). O núcleo compactado contém metade da informação genética. Ele se funde com um óvulo (o gameta feminino) para formar um zigoto.

Nos mamíferos, o sexo é determinado pelo espermatozoide. Se tiver o cromossomo Y, a prole resultante é um macho. Se cromossomo X, a prole é uma fêmea.

Os espermatozoides e as secreções produzidas pelos túbulos seminíferos, são coletados por 12 ou mais ductos deferentes e transportados para o ducto único do ducto epidídimo. O epitélio dos ductos deferentes, em contraste com o epitélio cúbico simples dos túbulos da rete testis, é nitidamente recortado por causa das alturas variadas das células ciliadas e não ciliadas desse epitélio colunar ciliado pseudo estratificado.

As células não ciliadas contêm muitas invaginações, entre as microvilosidades que se projetam no lúmen. Essas invaginações, são indicativas do papel de absorção de fluido dos ductos eferentes. Os ductos deferentes são a contraparte do oviduto na fêmea, e as células ciliadas nos ductos deferentes impulsionam os espermatozoides e as secreções para o epidídimo. Além disso, os ductos deferentes são circundados por uma ou duas camadas de músculo liso.

Os espermatozoides, deixam o testículo passando primeiro pela rete testis e depois fluindo pelos ductos deferentes até o epidídimo.

Os espermatozoides, são transportados no fluido secretado pelas células de Sertoli. Este fluido é reabsorvido por células na rete e na cabeça do epidídimo, e esta produção no testículo e reabsorção no epidídimo cria um fluxo de massa que transporta o esperma para o epidídimo.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *