Sou Enfermagem

Disenteria

Disenteria A disenteria bacteriana, também conhecida como shigelose, é uma doença intestinal provocada por uma família de bactérias conhecidas como Shigella.

A bactéria Shigella é transmitida pela água ou alimentos contaminados ou pelo contato com fezes contaminadas. O principais sintoma da disenteria bacteriana é a diarreia.

Causas
A disenteria bacteriana ocorre quando a pessoa acidentalmente engole a bactéria Shigella. Isso pode ocorrer nas seguintes situações:

Se você tocar em sua boca caso não tenha lavado bem as mãos após o contato com a bactéria. Este contato pode ter ocorrido, por exemplo, após a troca de fraldas de um bebê com disenteria bacteriana
Caso a pessoa coma alimentos contaminados. As pessoas infectadas que manuseiam alimentos podem transmitir a bactéria para as pessoas que comem a comida. Os alimentos também podem ser contaminados se ele cresce em um local que contém esgoto
Caso a pessoa beba água contaminada. A água pode ser contaminada pelo esgoto ou por alguém que tenha a doença e nade no mesmo local que você.
Fatores de risco

Os fatores de risco da disenteria bacteriana são:
Ser uma criança com idade entre dois e quatro anos
Viver em alojamentos ou em grupo
Viajar ou viver em áreas que necessitam de saneamento
Prática de sexo anal.

Sintomas de Disenteria bacteriana
Os sintomas normalmente ocorrem três dias após entrar em contato com a bactéria Shigella, mas em algumas situações podem demorar uma semana para ocorrer. Os principais sintomas são:

  • Diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco
  • Cólicas abdominais
  • Febre.

Buscando ajuda médica
Entre em contato com seu médico se mantiver a diarreia por mais de três dias, especialmente se não conseguir manter alimentos ou bebidas que ingere. Se desenvolver diarreia sanguinolenta também é importante buscar ajuda médica. Em casos de diarreia associada à febre alta e em situações de convulsões devido à febre é essencial entrar em contato com o médico.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA