Diálise

Diálise

A diálise é um procedimento para remover os resíduos e o excesso de líquido do sangue quando os rins não funcionam funcionam adequadamente. Muitas vezes envolve o desvio de sangue para uma máquina para ser filtrado (limpo).

Normalmente, os rins filtram o sangue, removendo os resíduos nocivos e o excesso de líquido e transformando-os em urina para ser eliminada do corpo.

Por que uma pessoa precisa de diálise?

Se os rins não estiverem funcionando adequadamente – por exemplo, é porque a pessoa tem uma doença renal crônica avançada (insuficiência renal) – os rins podem não ser capazes de limpar o sangue adequadamente.

Resíduos e fluidos podem atingir níveis perigosos em seu corpo. Se não for tratada, isso pode causar uma série de sintomas desagradáveis e, eventualmente, ser fatal. A diálise filtra substâncias e fluidos indesejados do sangue antes que isso aconteça.

Por quanto tempo precisa de diálise?

Em alguns casos, a insuficiência renal pode ser um problema temporário e a diálise pode ser interrompida quando os rins se recuperarem. Mas, muitas vezes, alguém com insuficiência renal precisará de um transplante de rim. Nem sempre é possível realizar um transplante de rim imediatamente, portanto, pode ser necessária diálise até que um rim de doador adequado esteja disponível.

Se um transplante de rim não for adequado – por exemplo, porque o paciente não está bem o suficiente para fazer uma grande operação – a diálise pode ser necessária para o resto de sua vida.

Como se classifica a diálise?

Existem 2 tipos principais de diálise: hemodiálise e diálise peritoneal.

Hemodiálise

A hemodiálise é o tipo mais comum de diálise e aquele que a maioria das pessoas conhece. Durante o procedimento, um tubo é conectado a uma agulha em seu braço. O sangue passa ao longo do tubo e para uma máquina externa que o filtra, antes de retornar ao braço por outro tubo.

Nos centros de diálise, esta é normalmente realizada 3 dias por semana, com cada sessão a durar cerca de 4 horas.

Diálise Peritoneal

A diálise peritoneal usa o revestimento interno do abdômen (o peritônio) como filtro, em vez de uma máquina.

Como os rins, o peritônio contém milhares de minúsculos vasos sanguíneos, tornando-se um útil dispositivo de filtragem.

Antes do início do tratamento, um corte (incisão) é feito perto do umbigo e um tubo fino chamado cateter é inserido através da incisão e no espaço dentro do abdômen (cavidade peritoneal). Isso é deixado no lugar permanentemente.

O fluido é bombeado para a cavidade peritoneal através do cateter. À medida que o sangue passa pelos vasos sanguíneos que revestem a cavidade peritoneal, os resíduos e o excesso de fluido são retirados do sangue e colocados no fluido de diálise.

O fluido usado é drenado para um saco algumas horas depois e substituído por fluido novo.

A troca do fluido geralmente leva cerca de 30 a 40 minutos e normalmente precisa ser repetida cerca de 4 vezes ao dia.

Se preferir, isso pode ser feito por uma máquina durante a noite enquanto o paciente dorme.

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *