Sou Enfermagem

Dermatose

Dermatose Dermatose é uma reação alérgica que se manifesta na pele em forma de uma inflamação crônica. Ela pode surgir em qualquer parte do nosso corpo, incluindo extremidades.

Os tipos mais comuns de dermatose são: psoríase, eczema, micose, sarna e acne.

Causas

Apesar das causas do problema ainda serem controversas, ela pode ocorrer por:

  • Intoxicações alimentares através do ovo, laticínios e frutas cítricas
  • Deficiências nos rins, fígado, intestino ou da própria pele
  • Exposição e contato a produtos químicos nocivos à saúde
  • Consequência de outras doenças como asma e rinite alérgica
  • Contato com lã, sabões ou detergentes
  • Temperaturas extremas
  • Tendência hereditária
  • Disfunção do sistema imunológico

Sintomas

Cada doença citada acima age de uma forma no nosso corpo, por isso não apresentam os mesmos sintomas. Mas dentre os sintomas mais comuns da dermatose estão coceiras, pequenas inflamações, descamarão da pele, bolhas, vermelhidão e outros.

Tratamento e prevenção

O tratamento da dermatose pode variar de acordo com o diagnóstico do problema, que é realizado por um especialista através de exames e análise do histórico do paciente. O tratamento mais comum é feito através de antibióticos e outros medicamentos, como tranquilizantes e esteróides.

Outra recomendação de especialistas é que o paciente altere a dieta, que ele evite alimentos que piorem as condições do problema.

Para diminuir as crises, é preciso evitar os agentes que causam a irritação na pele como perfumes, amaciadores, lã, etc.

A dica é hidratar a pele frequentemente com cremes para o seu tipo de pele, evitar uma transpiração excessiva, tomar banho com uma água de temperatura média morna ao invés de água super quente, evitar situações de estresse, usar luvas de algodão para as atividades domésticas em contato com produtos químicos e evitar as roupas de materiais sintéticos.

O mais prudente é procurar uma ajuda médica assim que perceber algumas alterações na pele, independente da gravidade dos sintomas. Não fique somente nos remédios caseiros, além da possibilidade de não curarem eles podem piorar os sintomas causando infecções maiores e muito mais sérias. A melhor decisão é procurar um especialista para descobrir as causas da doença e determinar um tratamento eficaz.



Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA