Sou Enfermagem

Baciforme

BaciformeDiz-se de algo que tem a forma ou consistência de baga.

Muitas sementes são baciformes.

Em botânica, a baga é o tipo mais comum de fruto carnudo simples, no qual a parede do ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível. As flores dessas plantas têm um ovário superior e ele tem um ou vários gineceus dentro de uma cobertura fina e interiores muito carnudos. As sementes são embutidas na carne comum do ovário. Alguns autores consideram como bagas também alguns frutos com uma semente apenas, desde que a superfície desta semente não esteja aderida ao endocarpo. Uma planta que produz bagas se diz "bacífera".

O pericarpo da baga, normalmente comestível, é composto do exterior para o interior por um epicarpo muito fino, um mesocarpo carnoso e de um endocarpo carnoso, o que a diferencia da drupa, na qual o endocarpo é lenhoso. Em linguagem comum e culinária, o termo "baga" refere-se normalmente a qualquer fruto pequeno e doce.

Assim, neste sentido, ao contrário do sentido botânico, um morango ou uma amora serão bagas, e uma banana ou uma laranja, não. O fruto dos citrus, como a laranja, fortunella e limão, é uma baga modificada chamada hesperídio.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA