heterocromia - TERMOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

Heterocromia

Atualizado em 24/01/2023 às 03:49

Heterocromia ou heterocromia ocular

É uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Quando ocorre emgatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 nocromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará – muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.

Apesar de haver o componente genético envolvido, outros fatores podem concorrer para a heterocromia, como a síndrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração. O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.

Muito rara em humanos, pode ocorrer mais comumente em animais domésticos e selvagens. Apesar de não haver tratamento específico para a anomalia, pode-se usar lentes de contato para igualar as cores. Tim McIlrath, vocalista e guitarrista da banda Rise Against possui um olho de cada cor assim como a actriz portuguesa Daniela Ruah, Kensy Blye em NCIS: Los Angeles. A atriz Kate Bosworth também é um exemplo de pessoa com heterocromia, assim como Ailyn, vocalista espanhola da banda norueguesa de metal sinfônico Sirenia.

Ao contrário do que se afirma em muitas fontes, o músico e o ator britânico David Bowie não possui heterocromia, mas outra disfunção denominada anisocoria que adquiriu em função de uma briga na adolescência que lhe tirou parcialmente a visão e a percepção das cores de um dos olhos, na qual uma das pupilas mantém-se sempre do mesmo tamanho (dilatada), dando a impressão de que os olhos são de cores diferentes quando a outra pupila está contraída.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *