Sou Enfermagem

Faringite

Faringite

A faringite é uma inflamação da parte posterior da garganta, conhecida como faringe. Normalmente, resulta em dor de garganta e febre. 

Outros sintomas podem incluir corrimento nasal, tosse, dor de cabeça e voz rouca. Os sintomas geralmente duram de três a cinco dias. As complicações podem incluir sinusite e otite média aguda.  A faringite é tipicamente um tipo de infecção do trato respiratório. 

A maioria dos casos é causada por uma infecção viral. A infecção de garganta, uma infecção bacteriana, é a causa em cerca de 25% das crianças e 10% dos adultos. Causas incomuns incluem outras bactérias, como gonorréia, fungos, irritantes, como fumaça, alergias e doença do refluxo gastroesofágico. Testes específicos não são recomendados em pessoas com sintomas claros de uma infecção viral, como resfriados. Caso contrário, um teste de detecção de antígeno rápido (RAPD) ou swab da garganta é recomendado. Outras condições que podem produzir sintomas semelhantes incluem epiglotite, tireoidite, abscesso retrofaríngeo e, ocasionalmente, doença cardíaca.

Os AINEs, como o ibuprofeno, podem ser usados para ajudar na dor. A lidocaína tópica também pode ajudar. A infecção por estreptococos é tipicamente tratada com antibióticos, como a penicilina ou a amoxicilina. Não está claro se os esteróides são úteis na faringite aguda, exceto em casos graves.

Cerca de 7,5% das pessoas têm dor de garganta em qualquer período de três meses. Dois a três episódios em um ano não são incomuns. Isso resultou em 15 milhões de consultas médicas nos Estados Unidos em 2007. A faringite é a causa mais comum de dor de garganta. A palavra vem da palavra grega pharynx que significa "garganta" e o sufixo -itis que significa "inflamação". 

Causas de faringite

Existem numerosos agentes virais e bacterianos que podem causar faringite. Eles incluem:
sarampo
adenovírus, que é uma das causas do resfriado comum
catapora
crupe, que é uma doença de infância distinguida por uma tosse latindo
coqueluche
streptococcus do grupo A


Os vírus são a causa mais comum de dores de garganta. A faringite é mais comumente causada por infecções virais, como resfriado comum, gripe ou mononucleose. As infecções virais não respondem aos antibióticos e o tratamento é necessário apenas para ajudar a aliviar os sintomas.

Menos comumente, a faringite é causada por uma infecção bacteriana. Infecções bacterianas requerem antibióticos. A infecção bacteriana mais comum da garganta é a faringite estreptocócica, causada pelo estreptococo do grupo A. Causas raras de faringite bacteriana incluem gonorréia, clamídia e corinebactéria.

A exposição freqüente a resfriados e gripes pode aumentar o risco de faringite. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas com empregos na área da saúde, alergias e sinusites frequentes. A exposição ao fumo passivo também pode aumentar o risco.

Quais são os sintomas da faringite?

O período de incubação é tipicamente de dois a cinco dias. Os sintomas que acompanham a faringite variam dependendo da condição subjacente.

Além de uma garganta dolorida, seca ou com arranhões, um resfriado ou gripe pode causar:
espirros
coriza
dor de cabeça
tosse
fadiga
dores no corpo
arrepios
febre (febre baixa com febre fria e febre alta com gripe)

Além de dor de garganta, os sintomas da mononucleose incluem:
gânglios linfáticos inchados
fadiga severa
febre
dores musculares
mal-estar geral
perda de apetite
erupção cutânea

Strep garganta, outro tipo de faringite, também pode causar:
dificuldade em engolir
garganta vermelha com manchas brancas ou cinzentas
gânglios linfáticos inchados
febre
arrepios
perda de apetite
náusea
gosto incomum na boca
mal-estar geral


A duração do período contagioso também dependerá da sua condição subjacente. Se você tem uma infecção viral, você será contagioso até que sua febre siga seu curso. Se você tem infecções na garganta, pode ser contagioso desde o início até passar 24 horas com antibióticos.

O resfriado comum geralmente dura menos de 10 dias. Os sintomas, incluindo febre, podem atingir o pico em torno de três a cinco dias. Se a faringite estiver associada a um vírus do resfriado, você pode esperar que seus sintomas durem esse período de tempo.




Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 16/08/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi