Escabiose ou Sarna - termo técnico de enfermagem

Escabiose ou Sarna

Atualizado em 23/01/2023 às 10:21

A escabiose é um termo técnico em saúde para designar a sarna.

A Sarna é uma doença de pele que produz pápulas avermelhadas na pele e muita coceira. Seu tratamento é feito com acompanhamento profissional e o uso de cremes dermatológicos para tratar a infestação e também através da boa higiene pessoal.

A sarna, também conhecida como a coceira de sete anos, é uma infestação contagiosa da pele pelo ácaro Sarcoptes scabiei.

Os sintomas mais comuns são coceira intensa e uma erupção cutânea semelhante à espinha. Ocasionalmente, pequenos buracos podem ser vistos na pele. Na primeira infecção, a pessoa geralmente desenvolverá sintomas entre duas e seis semanas. Durante uma segunda infecção, os sintomas podem começar em apenas 24 horas. Esses sintomas podem estar presentes na maior parte do corpo ou em certas áreas, como os punhos, entre os dedos ou ao longo da cintura. A cabeça pode ser afetada, mas isso geralmente ocorre apenas em crianças pequenas. A coceira é freqüentemente pior à noite. Coçar pode causar a quebra da pele e uma infecção bacteriana adicional da pele.

A sarna é causada pela infecção pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. hominis, um ectoparasita. Os ácaros penetram na pele para viver e depositar ovos. Os sintomas da sarna são causados por uma reação alérgica aos ácaros. Muitas vezes, apenas entre 10 e 15 ácaros estão envolvidos em uma infecção. A sarna é mais comumente disseminada durante um período relativamente longo de contato direto da pele com uma pessoa infectada (pelo menos 10 minutos), como a que pode ocorrer durante o sexo ou a convivência.  A disseminação da doença pode ocorrer mesmo que a pessoa ainda não tenha desenvolvido os sintomas. Condições de vida lotadas, como aquelas encontradas em creches, casas de grupos e prisões, aumentam o risco de disseminação. Áreas com falta de acesso à água também têm taxas mais altas de doença.

A sarna crostosa é uma forma mais grave da doença. Normalmente ocorre apenas em pessoas com um sistema imunológico deficiente e as pessoas podem ter milhões de ácaros, tornando-as muito mais contagiosas. Nestes casos, a disseminação da infecção pode ocorrer durante um breve contato ou por objetos contaminados. O ácaro é muito pequeno e geralmente não é diretamente visível. O diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas.

Vários medicamentos estão disponíveis para tratar os infectados, incluindo cremes de permetrina, crotamiton e lindano e pílulas de ivermectina. Contatos sexuais no último mês e pessoas que moram na mesma casa também devem ser tratados ao mesmo tempo. Roupas de cama e roupas usadas nos últimos três dias devem ser lavadas em água quente e secas em secador quente. Como o ácaro não vive por mais de três dias longe da pele humana, não é necessário lavar mais. Os sintomas podem continuar por duas a quatro semanas após o tratamento. Se após esse tempo os sintomas continuarem, o retratamento pode ser necessário.

A sarna é uma das três doenças de pele mais comuns em crianças, junto com micose e infecções bacterianas da pele. A partir de 2015, afeta cerca de 204 milhões de pessoas (2,8% da população mundial). É igualmente comum em ambos os sexos. Os jovens e os idosos são mais comumente afetados. Também ocorre mais comumente no mundo em desenvolvimento e em climas tropicais. A palavra sarna é do latim: scabere, “to scratch” . Outros animais não espalham sarna humana. A infecção em outros animais é tipicamente causada por ácaros ligeiramente diferentes, mas relacionados, e é conhecida como sarna sarcóptica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *