Enxaqueca - termo técnico de enfermagem

Enxaqueca

Atualizado em 23/01/2023 às 12:24

A enxaqueca é um distúrbio primário de cefaleia caracterizado por dores de cabeça recorrentes que são moderadas a graves.

Tipicamente, as dores de cabeça afetam metade da cabeça, pulsam na natureza e duram de duas a 72 horas.

Os sintomas associados podem incluir náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, ao som ou ao cheiro. A dor geralmente é agravada pela atividade física. Até um terço das pessoas tem uma aura: tipicamente um curto período de distúrbio visual que sinaliza que a dor de cabeça ocorrerá em breve.  Ocasionalmente, uma aura pode ocorrer com pouca ou nenhuma dor de cabeça depois dela.

Acredita-se que as enxaquecas sejam causadas por uma mistura de fatores ambientais e genéticos. Cerca de dois terços dos casos ocorrem em famílias. A alteração dos níveis hormonais também pode ter um papel, já que as enxaquecas afetam um pouco mais os meninos do que as meninas antes da puberdade e duas a três vezes mais mulheres do que os homens. O risco de enxaqueca geralmente diminui durante a gravidez. Os mecanismos subjacentes não são totalmente conhecidos.  Acredita-se, no entanto, que envolvem os nervos e vasos sanguíneos do cérebro.

O tratamento inicial recomendado é com medicação simples para a dor, como ibuprofeno e paracetamol (paracetamol) para a dor de cabeça, medicação para a náusea e evitar desencadeantes. Medicamentos específicos, como triptanos ou ergotaminas, podem ser usados naqueles para os quais os analgésicos simples não são eficazes. A cafeína pode ser adicionada ao anterior. Vários medicamentos são úteis para prevenir ataques, incluindo metoprolol, valproato e topiramato.

Globalmente, aproximadamente 15% das pessoas são afetadas por enxaquecas. Na maioria das vezes começa na puberdade e é pior durante a meia-idade. Em algumas mulheres elas se tornam menos comuns após a menopausa. A partir de 2016, é uma das causas mais comuns de deficiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *