Sou Enfermagem

Cirrose

Cirrose

A cirrose é um estágio tardio de cicatrização (fibrose) do fígado causada por várias formas de doenças e condições hepáticas, como hepatite e alcoolismo crônico. 

O fígado realiza várias funções necessárias, incluindo a desintoxicação de substâncias nocivas no corpo, a limpeza do sangue e a produção de nutrientes vitais.


A cirrose ocorre em resposta a danos no fígado. Cada vez que seu fígado é ferido, ele tenta se reparar. No processo, o tecido cicatrizado se forma. À medida que a cirrose progride, mais e mais tecido cicatricial se forma, dificultando o funcionamento do fígado.

Cirrose descompensada é o termo usado para descrever o desenvolvimento de complicações específicas resultantes das alterações provocadas pela cirrose. A cirrose descompensada é fatal.

O dano hepático causado pela cirrose geralmente não pode ser desfeito. Mas se a cirrose hepática for diagnosticada precocemente e a causa for tratada, danos adicionais podem ser limitados e, raramente, revertidos.


Sintomas

A cirrose geralmente não apresenta sinais ou sintomas até que o dano hepático seja extenso. Quando os sinais e sintomas ocorrem, eles podem incluir:

Fadiga

Sangrando facilmente

Ferindo facilmente

Comichão na pele

Descoloração amarela na pele e olhos (icterícia)

Acúmulo de líquidos no abdome (ascite)

Perda de apetite

Náusea

Inchaço nas pernas

Perda de peso

Confusão, sonolência e fala arrastada (encefalopatia hepática)

Vasos sanguíneos semelhantes a aranhas na sua pele

Vermelhidão nas palmas das mãos

Atrofia testicular em homens

Mamário em homens




Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 09/07/2018

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi