Sou Enfermagem

Biópsia

Biópsia

A biópsia é um exame médico comumente realizado por um cirurgião, um radiologista intervencionista ou um cardiologista intervencionista envolvendo a extração de amostras de células ou tecidos para exame para determinar a presença ou extensão de uma doença. 

Em alguns casos, seu médico pode decidir que precisa de uma amostra de seu tecido ou células para ajudar a diagnosticar uma doença ou identificar um câncer. 

A remoção de tecido ou células para análise é chamada de biópsia.


Embora uma biópsia pareça assustadora, é importante lembrar que a maioria é totalmente isenta de dor e de baixo risco. Dependendo da sua situação, um pedaço de pele, tecido, órgão ou tumor suspeito será removido cirurgicamente e enviado para um laboratório para teste.

Se você tem tido sintomas normalmente associados ao câncer, e seu médico localizou uma área de preocupação, ele pode pedir uma biópsia para ajudar a determinar se essa área é cancerosa.

A biópsia é a única maneira segura de diagnosticar a maioria dos cânceres. Testes de imagem como tomografia computadorizada e raios-X podem ajudar a identificar áreas de preocupação, mas eles não podem diferenciar entre células cancerosas e não cancerosas.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 03/07/2018

Gostou? Deixe seu comentário.