Sou Enfermagem

Projetos

Projetos

->

Sobre os Projetos

Os projetos realizados pelo Instituto, são planejados e executados de acordo com o número de voluntários e de acordo com os recursos disponíveis. Os recursos financeiros ou materiais são oriundos de doações. Logo a seguir, há uma exposição dos nossos projetos e como você pode ajudar.


01 - Projeto Outubro Rosa

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa. Durante o mês de outubro, diversas instituições, públicas e privadas, disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.

O câncer de mama é o segundo câncer mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. De todos os novos casos de câncer a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama.

Objetivo do Projeto
O Projeto Outubro Rosa busca levar o debate do câncer de mama à tona. O principal objetivo é conscientizar as mulheres da importância da realização do exame, fatores de riscos e divulgar informações gerais para a população como um todo. É importante que todas as mulheres, independente da idade, conheçam o seu corpo e saibam identificar quando houver algo de diferente nele, principalmente nas mamas.

Palestras, panfletagens, exames, debates, entre outros, são as formas que o Projeto Outubro Rosa usa para conseguir conversar e conscientizar a população sobre a doença.

As atividades
A campanha tem um calendário com atividade diárias que será divulgado no local sempre uma semana antes do início das atividades. O Projeto Outubro Rosa leva essas informações para vários bairros próximos da sede do instituto, principalmente aqueles mais carentes, tudo de forma gratuita.

Embora seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo.

Público Alvo

  • Mulheres

Como ajudar

Se você deseja fazer uma doação para este projeto, acesse este link: https://pag.ae/bbg3z72 a sua doação é de suma importância. Se você deseja fazer um doação de insumos, entre em contato conosco em: https://souenfermagem.com.br/contato


02 - Projeto Novembro Azul

Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, sendo dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer nos homens. Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1.201.619 novos casos e 335.643 óbitos são previstos no mundo pela doença, o que corresponde ao aumento em relação ao ano de 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente.

No Brasil, a estimativa para este ano é de 61.200 casos novos e cerca de 13.772 óbitos (Segundo tumor que mais mata os homens. O primeiro é o câncer de pulmão). É o câncer mais comum no Brasil (excluindo-se os cânceres de pele) e representa cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade.

Segundo o oncologista, coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG e diretor clínico da Personal – Oncologia de Precisão e Personalizada, André Márcio Murad, os principais indicadores de um estágio avançado do câncer de próstata são os problemas para urinar, sensação de que a bexiga não se esvazia completamente e sangue na urina. Dores ósseas, principalmente nas costas, sugerem a presença de metástases, fase em que a doença já é incurável. O diagnóstico sempre deve ser obtido antes que os sintomas surjam, para que o tratamento tenha altas chances de cura.

Vários estudos sugerem que maus hábitos alimentares, como uma dieta rica em gordura e proteína de origem animal, alimentos industrializados, enlatados, adocicados e embutidos artificialmente conservados elevam os índices de substâncias potencialmente cancerígenas no organismo, como a nitrosamina e o IGF, que é um fator similar à insulina, com propriedades estimuladoras do crescimento de células tumorais. A obesidade e o sedentarismo igualmente aumentam os riscos. Portanto, uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas, grãos e peixes, além da prática regular de atividades físicas e manutenção do peso ideal, seriam as principais medidas preventivas.

Objetivo do Projeto

O objetivo é chamar a atenção da comunidade para os problemas e doenças que podem atingir a saúde masculina, além de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e realizar o tão famigerado exame de toque. O câncer de próstata é uma das doenças que mais atingem os homens a partir dos 50 anos. Neste projeto o instituto informa a população que a melhor modo de prevenir o aparecimento do câncer de próstata é realizar o exame de toque retal e PSA periodicamente de acordo com a orientação do médico. Além disso, informa sobre manter uma alimentação saudável, não fumar e praticar atividades físicas contribui para a melhoria da saúde como um todo.

As atividades
A campanha tem um calendário com atividade diárias que será divulgado no local e na sede do instituto sempre uma semana antes do início das atividades. O Projeto Novembro Azul leva essas informações para vários bairros próximos da sede do instituto, principalmente àqueles mais carentes, tudo de forma gratuita.

Embora seja focado no câncer de próstata, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias e afecções que podem ocorrer no aparelho reprodutor masculino.

Público Alvo

  • Homens

Como ajudar

Se você deseja fazer uma doação para este projeto, acesse este link: https://pag.ae/bbg3z72 a sua doação é de suma importância. Se você deseja fazer um doação de insumos, entre em contato conosco em: https://souenfermagem.com.br/contato .


03 - Projeto Natal Solidário

Sobre o Projeto Natal Solidário

O fim de ano sempre é marcado por um grande bombardeio de propagandas e apelos comerciais que têm por objetivo fazer todos consumirem. Bicicletas, brinquedos, roupas, eletrônicos, joias etc.Tudo nos leva a crer que o espírito natalino foi substituído por um que trabalha apenas para consumir e ostentar. Os apelos de lojas e marcas que deturpam a real motivação de existir no calendário uma data relacionada ao dia 25 de dezembro são grandes, por isso, é preciso resgatar o valor real da data.

O Instituto trabalha com os seus voluntários o verdadeiro valor do Natal, o qual não pode ser materializado em forma de presentes ou ser representado em cifras. A comunhão, solidariedade, cooperação e fraternidade são alguns dos valores discutidos e trabalhados.

Pensando nisso, o instituto realiza anualmente, no mês de dezembro, um projeto chamado Natal Solidário, o qual, em 2016, consistiu em uma grande campanha de arrecadação de alimentos que beneficiou várias famílias carentes. Por meio deste projeto, os voluntários puderam resgatar a essência do verdadeiro espírito natalino, refletindo e buscando entender o que realmente é importante para se ter um feliz Natal. Buscamos envolver toda a família, e o resultado, sempre é um grande sucesso. As arrecadações são repassadas para membros do instituto ou entregues na sede do instituto. 

Objetivo do Projeto

Desenvolver um momento de comunhão, solidariedade, cooperação e fraternidade junto às famílias carentes.

As atividades

A campanha tem um calendário com atividade mensal que será divulgado na comunidade ou na sede do instituto sempre uma semana antes do início das atividades.

Público Alvo

  • Famílias carentes em comunidades próximas da sede do instituto.

Como ajudar

Se você deseja fazer uma doação para este projeto, acesse este link: https://pag.ae/bbg3z72 a sua doação é de suma importância. Se você deseja fazer um doação de insumos, entre em contato conosco em: https://souenfermagem.com.br/contato .


04 - Projeto Comunidade Saudável

Sobre o Projeto

O projeto Comunidade Saudável, tem o objetivo de trabalhar na prevenção de algumas doenças, tais como diabetes e hipertensão arterial, bem como estimular a população a praticar atividades físicas, ensinar receitas saudáveis e trabalhar na socialização dos participantes, melhorando a autoestima dos mesmos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde a diabetes e a hipertensão são doenças silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter
consciência de que tem esta condição.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:
1. Obesidade
2. Ingestão de açúcar e gordura em excesso
3. Sedentarismo
4. História familiar e herança genética
5. Idade
6. Estresse
7. Alcoolismo

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Hipertensão são:

  1. Histórico Familiar: Filhos cujo um dos pais é hipertenso apresentam 25% de chances de desenvolver a doença. Se o pai e a mãe são hipertensos a probabilidade aumenta para 60%. Por isso a importância de se realizar exames com regularidade;
  2. Dieta rica em sal: O sal faz com que o corpo retenha líquido e isso pode elevar a carga sobre o coração, aumentando o risco de pressão arterial. O correto é manter a ingestão de sódio em até 1.500 miligramas por dia;
  3. Idade: A idade é um fator de suma importância. Jovens e crianças podem ter hipertensão, mas o diagnóstico na maioria dos casos é realizado a partir dos 35 anos. Aos 50 anos quase metade da população sofre de pressão alta, essa porcentagem pode chegar a 70% aos 70 anos. Por isso a necessidade e importância de medir a pressão regularmente aumentam com a idade. Na meia idade o risco de hipertensão é maior para os homens, mas próximo aos 50 anos atinge mais as mulheres;
  4. Sedentarismo: O risco de pressão alta se agrava ao se passar muito tempo sentado no trabalho, em casa e não incorporar atividade física na rotina. Por isso pratique atividade física com regularidade;
  5. Etnia: A etnia é um dado importante, pois a hipertensão é mais comum em pessoas negras. Nelas a pressão alta costuma aparecer mais cedo e evoluir mais rapidamente;
  6. Consumo abusivo de álcool: Consumir com regularidade e de forma abusiva bebidas alcoólicas pode provocar um aumento grave na pressão arterial e ocasionar insuficiência cardíaca, batimentos irregulares e AVC.

A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico. Para quem tem o diagnóstico de Diabetes, a prevenção também é um fator importante para o controlo da
doença e para uma maior qualidade de vida e evitar problemas futuros relacionado com a doença.
No caso da hipertensão arterial, ela apresenta uma incidência muita alta na população mundial, estando relacionada a diversos fatores: genéticos, ambientais e psicológicos. No Brasil representa uma das maiores causas de morbidade cardiovascular, estando diretamente relacionada a eventos cerebrovasculares (derrames cerebrais), coronariopatias (infarto) e mortes. A possibilidade do acontecimento dessas doenças aumenta progressivamente quando os níveis de pressão arterial estão elevados.

Objetivos do Projeto

  • Desenvolver atividades para prevenção da diabetes e hipertensão arterial.
  • Orientar a comunidade sobre práticas saudáveis de alimentação.
  • Orientar a comunidade sobre a importância da prática de atividade física regular.

As atividades

As atividades são realizadas na sede do Instituto ou em locais próximos da região e tem um calendário de atividade mensal que será divulgado na localidade ou na sede do instituto uma semana antes do início das atividades.

Público Alvo

  • Homens e Mulheres a partir de 18 anos.

Como ajudar

Se você deseja fazer uma doação para este projeto, acesse este link: https://pag.ae/bbg3z72 a sua doação é de suma importância. Se você deseja fazer um doação de insumos, entre em contato conosco em: https://souenfermagem.com.br/contato .


05 - Projeto Conteúdo Digital de Saúde

Sobre o Projeto

O Site da Organização Sou Enfermagem tem um número grande de informações e conhecimentos sobre saúde e que pode ser acessado por qualquer pessoa. Esse conteúdo ajuda vários estudantes e profissionais da área da saúde. A população em geral também se beneficia com o conteúdo disponibilizado, pois o projeto orienta e informa sobre vários assuntos de saúde. Com isso, estamos pouco a pouco criando uma rede de conteúdo de saúde gratuito que pode ser acessado por qualquer pessoa.

As redes sociais do Instituto como Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube, Twitter, também são administradas por voluntários, que ajudam na divulgação e no gerenciamento das atividades.

Objetivo do Projeto

Difundir conhecimento na área da saúde e da enfermagem através de plataformas digitais.

As atividades

O conteúdo do site é produzido por voluntários cadastrados no Instituto assumindo a função de editores e o conteúdo é disponibilizado gradualmente no site de acordo com a disponibilidade de cada um.

Público Alvo

  • Profissionais e estudantes da área da saúde
  • População em geral

Como ajudar

Se você deseja fazer uma doação para este projeto, acesse este link: https://pag.ae/bbg3z72 a sua doação é de suma importância. Se você deseja fazer um doação de insumos, entre em contato conosco em: https://souenfermagem.com.br/contato .

Se você deseja ser um voluntário e ajudar como um dos nossos editores, acesse: https://souenfermagem.com.br/voluntarios


Qualquer dúvida entre em contato conosco

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 28/07/2018

Gostou? Deixe seu comentário.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi