Tudo que você precisa saber sobre marcas de nascença

Tudo que você precisa saber sobre marcas de nascença

Atualizado em 12/03/2023 às 02:52

Marcas de nascença são um tipo comum de descoloração que aparece em sua pele no nascimento ou durante as primeiras semanas de vida e ficam por toda a vida.

Eles podem ocorrer em qualquer lugar do seu rosto ou corpo. Marcas de nascença variam em cor, tamanho, aparência e forma. Alguns são permanentes e podem aumentar ao longo do tempo. Outros desaparecem completamente. A maioria das marcas de nascença é inofensiva, mas algumas indicam uma condição médica subjacente. Em alguns casos, as marcas de nascença podem ser removidas por razões estéticas.

O que causa uma marca de nascença?

Você pode ter ouvido histórias conectando marcas de nascença a desejos de comida não satisfeitos, mas isso é um mito. Marcas de nascença não são causadas por qualquer coisa que uma mulher grávida faz ou não faz durante a gravidez. A razão subjacente pela qual as marcas de nascença são desconhecidas.

As marcas de nascença são genéticas?

Algumas marcas de nascença são hereditárias e ocorrem em famílias, mas a maioria não é.

Muito ocasionalmente, algumas são causadas por mutações genéticas. Por exemplo, alguns bebês nascidos com manchas de vinho do porto têm uma condição rara chamada síndrome de Klippel-Trenaunay. Essa condição é causada por uma mutação genética que geralmente não é herdada. Outra condição rara, a síndrome de Sturge-Weber, também aparece como marcas de nascença de vinho do porto e é causada por uma mutação genética diferente. Ele também não é exibido em famílias e não pode ser herdado.

Pode marcas de nascença aparecer mais tarde na vida?

Marcas de nascença referem-se a manchas na pele que são aparentes no nascimento ou pouco depois. Marcas em sua pele, como manchas, podem ocorrer mais tarde na vida, mas não são consideradas marcas de nascença.

Tipos de marcas de nascença

Muitas marcas de nascença se enquadram em uma de duas categorias, cada uma com uma causa diferente:

Marcas de nascença vasculares ocorrem se os vasos sanguíneos de uma determinada área da pele não se formarem como deveriam. Por exemplo, pode haver muitos vasos sanguíneos agrupados em uma área ou os vasos sanguíneos podem ser mais largos do que deveriam ser.

Marcas de nascença pigmentadas ocorrem quando há uma superabundância de células de pigmento em uma área. Células pigmentares são o que dão à sua pele uma cor natural.

Marcas de nascença pigmentadas

Essas marcas de nascença ocorrem quando você tem mais pigmento em uma parte da pele do que em outras partes. Tipos de marcas de nascença pigmentadas incluem:

Moles (nevos congênitos)

Moles variam em cor de rosa a marrom claro ou preto. Eles variam em tamanho e podem ser planos ou elevados. Eles são tipicamente redondos. Moles podem ocorrer em qualquer lugar do seu rosto ou corpo. Alguns moles desaparecem, mas outros duram por toda a vida. Uma mudança em uma toupeira às vezes pode estar ligada ao câncer de pele.

Café com leite

Essas marcas de nascença têm um formato oval e são traduzidas como “café com leite” do francês. Eles são geralmente de cor marrom-clara. Quanto mais escura a sua pele é naturalmente, mais escuro será o seu café com leite. Este tipo de marca de nascença pode ocorrer a qualquer momento desde o nascimento até a primeira infância. Eles podem se tornar maiores em tamanho, mas geralmente desaparecem. Algumas crianças têm mais de um café com leite. Se seu filho tem vários, eles também podem ter uma condição médica rara, chamada neurofibromatose.

Manchas azuis da Mongólia

Essas manchas acinzentadas e acinzentadas ocorrem principalmente em pessoas com pele naturalmente escura. Eles não são prejudiciais, mas às vezes são confundidos com hematomas. Os pontos da Mongólia geralmente ocorrem na região lombar e nas nádegas. Eles geralmente desaparecem completamente aos 4 anos de idade.

Marcas de nascença vasculares

Às vezes, um monte de vasos sanguíneos extras se juntam e você pode ver esse aglomerado em sua pele. Isso é chamado de marca de nascença vascular. Marcas de nascença vasculares ocorrem em cerca de 40% dos recém-nascidos.

Manchas de salmão

Estas manchas vermelhas ou cor-de-rosa ocorrem frequentemente na área entre os olhos, nas pálpebras ou na parte de trás do pescoço. Eles são às vezes referidos como beijos de anjo ou mordidas de cegonha. Eles são causados por grupos de pequenos vasos sangüíneos sob a pele. Patches de salmão às vezes desaparecem em cores e não requerem tratamento médico.

Hemangiomas

Essas marcas de nascença podem aparecer de cor rosa, azul ou vermelho vivo. Eles são frequentemente encontrados nas extremidades, cabeça ou pescoço. Os hemangiomas podem começar pequenos em tamanho e em forma plana. Às vezes, eles crescem durante os primeiros meses da vida de um bebê, tornando-se elevados e maiores. Muitos hemangiomas desaparecem completamente quando a criança atinge a adolescência. Eles às vezes deixam uma marca pálida. Essas marcas podem ser chamadas de hemangiomas de cereja ou morango.

Alguns hemangiomas de rápido crescimento requerem remoção médica para garantir que não interfiram na visão ou na respiração de uma criança. Crianças com múltiplos hemangiomas em sua pele devem ser verificadas quanto a hemangiomas internos.

Manchas vinho do porto (nevus flammeus)

Manchas vinho do porto são causadas pela formação anormal de pequenos vasos sanguíneos sob a pele. Eles podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são freqüentemente encontrados no rosto e pescoço. As manchas vinho do porto podem começar como rosa ou vermelho e ficar vermelho escuro ou roxo. Eles não desaparecem com o tempo e podem se tornar mais escuros se não forem tratados.

A pele também pode ficar muito seca, grossa ou com textura irregular. Manchas vinho do porto que ocorrem nas pálpebras podem requerer tratamento médico ou monitoramento. Raramente, esses tipos de marcas de nascença podem estar associados a condições genéticas.

Removendo marcas de nascença
A maioria das marcas de nascença é inofensiva e não requer remoção. Algumas marcas de nascença podem causar desconforto devido à sua aparência. Outros tipos de marcas de nascença, como hemangiomas ou moles, podem levar a um aumento do risco de certas condições médicas, como câncer de pele. Essas marcas de nascença devem ser monitoradas por um dermatologista e também podem requerer remoção.

Técnicas para remoção de marcas de nascença incluem:

Terapia com laser

A terapia com laser pode remover ou clarear significativamente as manchas do vinho do porto, tornando-as menos visíveis. Este tipo de tratamento é realizado por um dermatologista ou cirurgião. Utiliza feixes de luz pulsantes altamente concentrados que podem ser modulados para obter força.

A terapia a laser pode ser mais bem sucedida quando é iniciada na infância, mas também pode ser usada em crianças mais velhas e adultos. Você geralmente precisará de vários tratamentos. Tratamentos a laser podem ser desconfortáveis e podem requerer um anestésico local. Eles geralmente produzem resultados permanentes. Inchaço temporário ou contusões podem ocorrer.

Bloqueadores beta

Os beta-bloqueadores são medicamentos orais usados para tratar a pressão alta. O propranolol é um tipo de betabloqueador que também pode ser usado para reduzir o tamanho ou a aparência dos hemangiomas. Funciona encolhendo os vasos sanguíneos e reduzindo o fluxo sanguíneo. Isso faz com que o hemangioma amoleça, desbote e encolha. Outro beta-bloqueador, o timolol, pode ser aplicado topicamente e pode ter resultados semelhantes.

Corticosteróides

Os corticosteróides são medicamentos anti-inflamatórios que podem ser tomados por via oral ou injetados diretamente nas marcas de nascença. Eles trabalham diretamente nos vasos sanguíneos ajudando a diminuir o tamanho da marca de nascença.

Cirurgia

Algumas marcas de nascença podem ser tratadas com sucesso através de remoção cirúrgica. Estes incluem hemangiomas muito profundos que podem danificar o tecido saudável que os rodeia. Algumas moles grandes também podem ser removidas.

A remoção da marca de nascença é tipicamente feita em regime de ambulatório e pode até mesmo ser feita no consultório de um dermatologista em vez de num hospital. Um médico usa um pequeno bisturi para remover a marca de nascença após a administração da anestesia local. Se a marca de nascença for grande, ela poderá ser removida nas seções ao longo de vários compromissos.

A expansão tecidual é outra técnica cirúrgica que às vezes é usada para reduzir as cicatrizes deixadas pela remoção cirúrgica das marcas de nascença. Requer a inserção de um balão sob a pele saudável localizada ao lado da marca de nascença. Isso faz com que a pele nova e saudável cresça como um tipo de retalho. Esta aba é usada para cobrir a área onde a marca de nascença foi anteriormente. O balão é então removido.

Dicas para monitorar marcas de nascença

A maioria dos tipos de marcas de nascença é inofensiva e desaparece por conta própria. Você deve indicar qualquer marca de nascença que seu bebê ou criança tenha para seu pediatra. Eles podem ajudá-lo a monitorar a marca de nascença para o crescimento. Eles também podem determinar se a marca de nascença está associada a uma condição genética que requer tratamento.

Monitorar a marca de nascença de seu filho é importante e deve ser feito por você e por um médico. Procure por mudanças, como aumento de tamanho, elevação ou escurecimento da pigmentação. Se você notar um rápido crescimento em uma marca de nascença, informe o médico do seu filho.

Moles às vezes podem se transformar em câncer de pele. Isso é raro em crianças, mas se torna mais uma preocupação em adultos. É importante que você informe ao seu filho a importância de monitorar seus sinais para mudanças à medida que envelhecem. Coisas para procurar incluem uma mudança na cor, tamanho e forma. Moles que crescem em bordas irregulares também devem ser vistas por um dermatologista.

O takeaway

Marcas de nascença são comuns em recém-nascidos. Existem dois tipos: pigmentados e vasculares. A maioria das marcas de nascença é inofensiva e muitas desaparecem completamente com o tempo. Alguns, como manchas de vinho do porto, são permanentes e podem até ocorrer no rosto. Estes podem ser removidos usando o tratamento, como a terapia a laser. Os tratamentos para remover marcas de nascença são geralmente mais eficazes quando iniciados durante a infância.

3 comments

      1. a minha bebê também tem essa mesma mancha na barriga tô até agora tentando intender quanta coincidência

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *