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Saúde do Coração

Saúde do Coração

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, responsáveis por quase 30% dos óbitos registrados no país.

Só isso já seria um bom motivo para cuidar do coração. Agora, um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), no dia 5 de novembro, descobriu que ter um coração saudável pode aumentar a longevidade em até 14 anos.

 

A pesquisa foi conduzida por especialistas da Northwestern University, nos Estados Unidos.

Para chegar a esse resultado, foram colhidos dados de 905.115 pessoas de 45 a 95 anos. Todas fizeram parte de cinco outros levantamentos sobre saúde cardíaca de 1964 a 2008 e foram divididos em grupos de acordo com a faixa etária. No início do estudo, nenhum dos voluntários apresentava doenças cardiovasculares. Os pesquisadores também observaram quais indivíduos eram vítimas de fatores de risco para doenças do coração, como hipertensão, colesterol alto,tabagismo e diabetes.

Após avaliar a incidência de doenças como AVC, insuficiência cardíaca e outros problemas cardiovasculares, os especialistas chegaram à conclusão de que ter um coração saudável pode aumentar a expectativa de vida em até 14 anos. Eles apontaram que apresentar fatores de risco na meia idade aumenta e muito o risco de doenças cardiovasculares na terceira idade.

Mesmo que a pessoa não apresente sintomas, portanto, deve cuidar dos fatores de risco para que não se agravem no futuro. Por serem problemas silenciosos, as doenças cardiovascularescostumam ser descobertas em estágio avançado. Por isso, recomenda-se fazer check-ups anuais da saúde e adotar hábitos de vida saudáveis, como os que você confere abaixo:

Evitar o estresse
Muita gente não sabe, mas o colesterol elevado também pode ser resultado do estresse. Além disso, a ansiedade libera hormônios na corrente sanguínea que podem desencadear problemas como diabetes e triglicérides alto.

Preferir óleos vegetais
Dieta não é sinônimo de restrição, mas de escolhas mais inteligentes. Por isso, aprenda a recorrer a alimentos considerados mocinhos. Um deles são os óleos vegetais. O de canola e o azeite são duas ótimas opções.

Maneirar nas carnes
As carnes, especialmente a vermelha, apresentam grande quantidade de colesterol. Ocupe a maior parte do prato com legumes e verduras, portanto, e deixe menos espaço para os demais alimentos.

Dormir bem
Dormir é fundamental para uma boa saúde. Após uma boa noite de sono, você acorda mais disposto, evitando estresse e outros problemas.

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Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

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