Revista Enfermagem em Foco eleva classificação Qualis

Realizado pela Capes, o indicativo classifica periódicos importantes para cada área do conhecimento

A Revista Enfermagem em Foco, editada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foi classificada para o Qualis B1, dispositivo usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

O programa de avaliação é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a classificação da revista é realizada por comitês de consultores de cada área de avaliação, com o intuito de refletir a importância dos diferentes periódicos para um determinado ramo.

Classificada como Qualis B1, a Revista Enfermagem em Foco conquistou o nível intermediário. Os periódicos são enquadrados nos indicativos de qualidade de A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; a C – com peso zero.

O Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção por meio da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. A classificação de periódicos passa por processo anual de atualização.

Sobre a Revista Enfermagem em Foco

O Conselho Federal de Enfermagem lançou a Revista Enfermagem em Foco no dia 20 de maio de 2010, na inauguração do Museu da Enfermagem Anna Nery, em Salvador-Bahia.

A missão da revista Enfermagem em Foco é contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da profissão, em especial no que diz respeito aos objetivos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, de normatizar e fiscalizar o exercício profissional.  Tem como objetivos propiciar o consumo crítico da produção científica, disponibilizando aos profissionais de enfermagem e à comunidade científica, nacional e internacional, conhecimentos atualizados, fomentando o debate e o intercâmbio acerca da enfermagem como trabalho social, disciplina do conhecimento científico e profissão do cuidado humano.

A revista, de publicação trimestral, com tiragem de 100 mil exemplares, tem distribuição gratuita e dirigida, assim como livre no site http://revista.cofen.gov.br.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fonte: Cofen

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *