Representantes da UPA comparecem ao Coren-MA para esclarecimento

Representantes da UPA comparecem ao Coren-MA para esclarecimento

Atualizado em 20/01/2022 às 01:35

As representantes da UPA explicaram que houve um equívoco na redação do comunicado.

A diretora administrativa e a coordenadora de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento do Parque Vitória (UPA), em São Luís, Camila Maia e Samantha Rodrigues, estiveram na tarde dessa segunda-feira, dia 26, na sede Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) para esclarecer sobre um comunicado da unidade de saúde que dizia que a equipe de enfermagem seria a responsável pela entrega da alimentação aos acompanhantes dos pacientes. Elas reconheceram que houve um equívoco no comunicado e afirmaram que a medida não chegou a ser colocada em prática.

O Coren-MA recebeu uma denúncia de que a partir do dia 1º de setembro, conforme estava descrito no comunicado fixado na unidade de saúde, “a entrega das alimentações para os pacientes e acompanhantes será feita pela equipe de enfermagem responsável pelo respectivo setor”. Essa situação gerou muita insatisfação entre a categoria, pois tal atividade não é uma competência dos profissionais de enfermagem, conforme descreve a Lei nº 7.498 / 86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem.

Equívoco – Acompanhadas do advogado Samir Waquim, a diretora administrativa, Camila Maia, e a coordenadora de enfermagem, Samantha Rodrigues, estiveram na sede do Conselho e foram recebidas por Antônia Cristiane Souza, conselheira integrante da Junta Interventora do Coren-MA, e Juliana Marques, coordenadora do setor de fiscalização

As representantes da UPA explicaram que houve um equívoco na redação do comunicado. Argumentaram que a real intenção da direção da unidade era que a equipe de enfermagem tivesse um cuidado a mais com a entrega da alimentação aos pacientes com o objetivo de focar na segurança desses indivíduos. Em nenhum momento a intenção foi desvirtuar as atribuições dos profissionais de enfermagem da referida unidade de saúde. A conselheira Antônia Cristiane Souza e a coordenadora do setor de fiscalização, Juliana Marques, compreenderam as explicações dadas pelas profissionais.

Como procedimentos normais a serem seguidos em casos como esse, foi aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) a partir dessa denúncia. Também será feita uma averiguação in loco pelo setor de fiscalização do Coren-MA para constatar as informações repassadas pelas representantes da UPA do Parque Vitória.

No fim da visita, elas se colocaram à disposição do Conselho para prestar qualquer tipo de esclarecimento. Dessa forma, o Coren-MA está cumprindo o seu papel de garantir o exercício legal e ético da enfermagem para proteger o cidadão.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *