Quais são os triglicerídeos?

Atualizado em 19/04/2023 às 06:08

Triglicérides ou Triglicerídeos 

A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo, é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol.

Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.

1. O que é? 

É um tipo de gordura, de dislipidemia que está ligada a duas partículas no sangue: VLDL e QUILOMICRONS. O VLDL já foi apresentado no início e o Quilomicron é uma grande partícula que se encontra na corrente sanguínea logo após a ingestão de alimentos. Os triglicerídeos encontram-se dentro desta grande partícula.

Há dois tipos de aumento dos triglicerídeos:

  • Endógeno que estaria ligado a defeitos do próprio organismo;
  • Exógeno que está ligado ao aumento da ingesta de alimentos.

O valor normal para o triglicerídeo varia um pouco nos Estados Unidos e Europa. O Consenso Brasileiro admiti-se como limite normal a valor de 200 mg/dl, ou seja, acima desse valor estaria elevado. 

2. Hipertrigliceridemias primárias 

Aumento do VLDL (triglicerídeos endógenos) .
Está indicada a redução da ingestão de carboidratos simples (açucar, mel, rapadura, bolos, pudins, balas, geléias, goiabada, sorvetes, etc.) e de bebidas alcoólicas, e, se necessário, a diminuição do peso corporal, pela restrição calórica por meio das reduções já mencionadas e também pela diminuição da ingestão de carboidratos complexos (arroz, macarrão, pão, farinhas, trigo, milho, mandioca, semolina, batata, fubá, aveia, tapioca, biscoitos, etc.) 

Aumento dos Quilomicrons.
Recomenda-se reduzir a ingestão de gorduras saturadas e insaturadas: carnes gordas, leite e seu derivados, óleos de mode geral. 

Aumento do Cholesterol e Triglícerídeo – forma mista – (endógenos).
Para a correção dessa dislipidemia, busca o efeito combinado de uma dieta rica em frutas, vegetais, carboidratos complexos (arroz – macarrão, pão, farinhas, trigo, etc.) e pobre e gordura animal.

3. Como Controlar? 

Os triglicérides são moléculas de gordura, que têm como principal funão a produção de energia para o funcionamento do organismo. Entretanto, um nível elevado de triglicérides deve ser controlado, pois é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Nessa situação não basta controlar a gordura da dieta. É preciso modificar a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. Esses nutrientes são as principais fontes de energia da alimentação e são encontrados em massas, pães, açúcares, mel, frutas, cereais, batata e mandioca.

O excesso de carboidratos transforma-se em triglicérides no organismo. Se o nível de seu triglicérides estiver acima do limite normal, você deverá procurar orientação médica e modificar sua dieta.

Leia também:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *