Diagnóstico de Enfermagem - NANDA

Principal classificação para diagnósticos de enfermagem liberada no Brasil

Atualizado em 05/03/2023 às 01:01

Grupo A Educação, juntamente com o Nanda International criaram a ação para auxiliar os profissionais, principalmente em meio à Pandemia da Covid-19.

Pensando em auxiliar os estabelecimentos de saúde, especialmente em meio a pandemia da Covid-19, o Grupo A Educação, por meio da editora Artmed, e a NANDA International se uniram e tomaram uma decisão importante: liberar, de forma totalmente gratuita, o acesso à última edição da licença dos Diagnósticos de Enfermagem da Nanda International, para uso em sistemas hospitalares. Esta é a principal classificação dos diagnósticos de enfermagem do mundo e muito utilizado na prática clínica.

As instituições de saúde que desejarem utilizar as licenças deverão se cadastrar na página: “NADA PARA TODOS” e uma pessoa responsável no Grupo A entrará em contato para liberação, mediante assinatura de termo de compromisso de uso. O cadastro pode ser feito somente por pessoa jurídica.

De acordo com Adriane Kiperman, diretora editorial do Grupo A, essa iniciativa qualifica o atendimento de pacientes no país: “A Classificação de Enfermagem da NANDA-I é um recurso essencial para todo estudante, enfermeiro, educadores e pesquisadores da área e, com amplo acesso a esse manual, nossos profissionais passam a usar uma classificação de classe mundial e a orientar os cuidados seguindo altos padrões, que devem melhorar em muito a qualidade do atendimento geral dos pacientes”, destaca.

A edição 2018-2020 da taxonomia desenvolvida pela NANDA-I é fundamental para enfermagem. Os 244 diagnósticos estão classificados em 13 domínios e distribuídos, dentro de cada classe, pela ordem alfabética do foco da identificação. Conforme explica a CEO do NANDA International, T. Heather Herdman, o conteúdo é completo e focado nas particularidades da profissão: “Nós não olhamos somente para a definição de um diagnóstico que seja relacionado a uma doença ou lesão, nós olhamos para a resposta das pessoas àquela doença ou lesão e é neste ponto que os diagnósticos de enfermagem entram em jogo”.

No Brasil, já são comercializados mais de 200 mil exemplares impressos do NANDA-I.

Descontinuação do projeto NANDA PARA TODOS

O Grupo A Educação, descontinuou o projeto NADA PARA TODOS. O Instituto Brasileiro Sou Enfermagem não conseguiu entrar em contato com a empresa para entender o motivo. Atualizado em março de 2023.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *