Primeiro caso de ebola em zona urbana no Congo

Atualizado em 11/04/2023 às 07:47

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (17) a descoberta de um primeiro caso de ebola.

OMS anunciou descoberta de um primeiro caso de ebola em zona urbana na República Democrática do Congo (RDC), depois que dezenas de casos foram registrados apenas em áreas rurais do país.

“Um novo caso foi confirmado em Wangata, uma das três zonas sanitárias de Mbandaka, uma cidade de 1,2 milhão de habitantes da província Equador, na região noroeste da RDC”, afirma a OMS em um comunicado.

O diretor do Programa de Gestão de Situações de Emergência da OMS, Peter Salama, advertiu na semana passada que, “se uma cidade deste tamanho (Mbandaka) for infectada pelo ebola, vamos ter uma epidemia urbana importante”.

As autoridades da RDC declararam uma epidemia de ebola no dia 8 de maio no noroeste do país, perto da vizinha República do Congo. A OMS registrou 44 casos (3 confirmados, 20 prováveis, 21 suspeitos) no país.

Até agora, todos os casos confirmados de ebola haviam sido registrados em zonas rurais de difícil acesso na região de Bikoro, ao nordeste de Kinshasa e na fronteira com a República do Congo (Congo-Brazzaville). Esta zona também fica na província Equador, a 150 km de Mbandaka.

A descoberta do primeiro caso confirmado

A descoberta do primeiro caso confirmado de ebola em uma zona urbana “é uma evolução preocupante, mas agora temos ferramentas melhores do que nunca para combater o ebola”, declarou o diretor-geral da OMS, o médico Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“A OMS e seus sócios tomam medidas decisivas para deter a propagação do vírus”, completou. A organização informou que enviará 30 especialistas para uma missão de vigilância em Mbandaka, em colaboração com o Ministério da Saúde local e outros parceiros.

“A chegada do ebola a uma zona urbana é muito preocupante e a OMS e seus sócios trabalham juntos para intensificar rapidamente a busca de todos os contatos do caso confirmado na região de Mbandaka”, declarou o médico Matshidiso Moeti, diretor da OMS para a África.

O anúncio do novo caso foi feito um dia depois da chegada de um lote de 5,4 mil doses de uma vacina experimental contra a doença, procedente de Genebra.

A epidemia de ebola mais importante da história aconteceu no oeste da África entre 2013 e 2016, com 11,3 mil mortos em um total de 29 mil casos, em sua grande maioria na Guiné, Libéria e Serra Leoa. A OMS foi muito criticada na época por ter demorado a declarar o estado oficial de emergência internacional para a saúde pública.

Registrada pela primeira vez em 1976 no que então era o Zaire (agora RDC), a febre hemorrágica do ebola procede de um vírus transmitido pelo contato físico com os fluidos corporais infectados. O consumo de carne de animais silvestres também é um fator de contágio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *