Onde há vida, há enfermagem!

Semanada da Enfermagem no Brasil – Onde há vida, há enfermagem.

Em 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia do Enfermeiro. Essa data foi instituída pelo Conselho Internacional dos Enfermeiro em 1965 que marca o nascimento de Florence Nightingale, a enfermeira pioneira da profissão. Em 20 de maio é comemorado o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

O Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, órgão regulamentador e fiscalizador da profissão no Brasil, instituiu portanto, a Semana da Enfermagem, começando no dia 12 de maio e terminado no dia 20 de maio. 

Desse modo, a Semana da Enfermagem tem se tornado um grande momento de reflexões e discussões sobre o fazer da Enfermagem quanto ciência do cuidar e os problemas e anseio da profissão. 

Tanto o enfermeiro, como o técnico e auxiliar de enfermagem, são profissionais que atuam em diferentes áreas do saber e contribuem para a promoção do cuidado centrado na pessoa em todas as fases da vida, bem como nos níveis de baixa, média e alta complexidade em saúde. Não há assistência de saúde adequada sem o profissional de enfermagem.

Os profissionais enfermeiros atuam tanto nas instituições de saúde quanto nas instituições de ensino e pesquisa, contribuindo em Universidades de Graduação e Pós-graduação. Além disso, toda assistência de enfermagem desenvolvida pelos técnicos ou auxiliares de enfermagem é gerenciada por um enfermeiro.

Os profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem também estão em todas as instituições, tanto de saúde como de ensino e desempenham atividades que são sempre supervisionadas por um enfermeiro.

O tema da Campanha do Conselho Federal de Enfermagem deste ano foi: Onde há vida, há enfermagem! 

A Enfermagem é uma ciência que merece ser respeitada e valorizada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *