Onã Silva apresenta livro sobre trajetória de vida de enfermeiro

A obra conta a história de Jorge Viana na luta em defesa da profissão

O livro sobre o enfermeiro e deputado distrital Jorge Viana foi apresentado aos conselheiros federais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na última quinta-feira (25), durante reunião plenária. A apresentação foi realizada pela enfermeira e autora do livro, Onã Silva.

Com o título “Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital Samuzeiro”, o livro retrata a trajetória de vida do técnico de Enfermagem e enfermeiro, suas lutas no decorrer dos anos em defesa da Enfermagem e do SUS. Trata-se de uma obra literária, apresentada em 12 capítulos por meio de trechos históricos em prosa e histórias em cordel.

Além dos conselheiros federais, os membros da Comissão Nacional de Técnicos de Enfermagem do Cofen (Conatenf) receberam exemplares do livro.

O livro está organizado em doze capítulos temáticos. Histórias do protagonista Jorge Vianna: seu nascimento em Bacabal-Maranhão; mudança para Brasília-DF; experiências de trabalho; trajetória de estudos; atuações na profissão de Enfermagem; atuação sindical no SINDATE-DF e FEBRAPEN; seu contexto familiar: pais, irmãs, esposa e filhas; contexto político até ser eleito Deputado Distrital; início da história como Deputado Distrital; a primeira e histórica luta como Deputado Distrital; as ações e Projetos de Lei para a população e até como Deputado-poeta.

O lançamento ocorreu na Sessão Solene em comemoração à Semana de Enfermagem no mês de maio, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sobre a Escritora Onã Silva

Onã Silva – A Poetisa do Cuidar tem formação superior em Enfermagem e Artes Cênicas, Pós-graduada em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora e Pós-doutora.
Atua como escritora de literaturas desde a década de 1980, escrevendo diversos gêneros literários: poesia, romance, crônica, dramaturgia, novela, contos e outros. Recordista pelo RankRecords Brasil, com título homologado como a 1ª escritora a escrever histórias da enfermagem em cordel.

Idealizou projetos inéditos como o livro Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar (reunindo poesias, exclusivamente, de profissionais da enfermagem); e a Academia IPÊ (Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem) – a primeira instituição na área. Atualmente, Onã Silva é a Presidente da Academia IPÊ.
Alguns livros publicados: …Mas a alegria vem pela manhã; O Sol da Justiça; A Quadradinha de Gude; Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel; A Derrota de Penina; Anjinho Minho…Mãezinha Minha…; Mundo-Bola; Voa Balão!Voa Imaginação!; Ludicidade e suas interfaces; Solange Caetano: tem coragem no nome e enfermagem no sobrenome; Poesia nas lentes do monóculo: meus pais; Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô, Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery; Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia; Sai pra lá com essa OS e outros.

Foi contemplada dom apoio FAC/SECULT nos seguintes projetos: A Quadradinha de Gude, Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel, Voa Balão! Voa Imaginação, Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô.

Filiada a Sindicatos, Associações e Academias Literárias, dentre elas: Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ), Academia Infantil de Letras e Artes (AILA); Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (ALANEG); Academia Internacional de Cultura (AIC); Academia Taguatinguense de Letras (ATL) e Academia Portuguesa de Ex-Libris (Ex-Libris).

Está biografada em livros, Dicionários e Catálogos Literários. É autora premiada com cerca de 60 homenagens, nas diversas modalidades: troféus, placas de honra ao mérito, medalhas, comendas, certificados, moções de louvor, entre outras representações.

Fonte: Com informações do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *