Sou Enfermagem

O que você precisa saber sobre Ileostomia

Autor: Sou Enfermagem Em: 29/06/2019

O que você precisa saber sobre Ileostomia

Uma ileostomia é um tipo de ostomia, que é uma abertura cirúrgica na parede abdominal. Uma ileostomia fornece um caminho para o fim do intestino delgado, chamado íleo, para liberar as fezes.

Um cirurgião geralmente cria uma ileostomia depois de remover alguns ou todos os cólons e reto.

Uma pessoa com uma ileostomia usa um dispositivo de bolsa externa que coleta fezes. Cuidar da ileostomia requer educação e apoio para manter a integridade da pele e a saúde geral.

Neste artigo, explicamos as situações em que um médico recomendará uma ileostomia. Também descrevemos o procedimento cirúrgico, incluindo preparação e recuperação, e os ajustes no estilo de vida que as pessoas precisarão fazer depois.


O que é uma ileostomia?

Uma ileostomia é uma maneira de deixar as fezes sair do corpo quando os intestinos estão muito danificados, inflamados ou feridos para que as fezes saiam do reto.

Existem diferentes tipos de ostomia. Uma ileostomia recebe o nome do íleo, que é o fim do intestino delgado. Um cirurgião faz isso através da abertura na parede abdominal para que as fezes do intestino possam deixar o corpo.

Para uma colostomia, o cirurgião conectará uma porção do intestino grosso, o cólon, a uma abertura na parede abdominal.

O cólon está mais abaixo do trato digestivo que o íleo. Como resultado, a comida é mais digerida quando chega ao cólon. Em uma pessoa com colostomia, as fezes serão macias a firmes. Em uma pessoa com ileostomia, as fezes ficarão mais soltas e aquosas.

Uma bolsa de ileostomia geralmente fica no lado direito do abdômen inferior. Dependendo do tipo de colostomia, a bolsa pode estar no lado direito ou esquerdo ou no centro do abdômen.

Uma ileostomia pode às vezes ser uma solução temporária para dar tempo ao intestino para se curar. No entanto, se uma doença ou dano grave tiver afetado o cólon ou o reto, o médico recomendará a remoção das partes danificadas e a criação de uma ileostomia permanente.

Uma pessoa pode precisar de uma ileostomia se tiver:

- Câncer
- Doença de Crohn
- polipose adenomatosa familiar (FAP), uma doença hereditária na qual os pólipos se formam no intestino grosso
- colite ulcerativa, uma condição de longo prazo em que o cólon e o reto ficam inflamados e podem desenvolver úlceras

Quando uma pessoa sofre uma ileostomia, ela usa uma bolsa que coleta as fezes. A bolsa pode ter um ou dois componentes.

Uma bolsa de uma peça tem uma parte traseira pegajosa que adere ao redor do estoma. O estoma é o final do íleo que se conecta à superfície da pele.

Um sistema de bolsa de duas peças inclui um anel adesivo que se ajusta ao redor do estoma. Uma pessoa conecta uma bolsa ao anel.

Uma pessoa com ileostomia deve usar uma bolsa ou outro dispositivo para coletar as fezes em todos os momentos. O intestino delgado continuamente move as fezes pelo corpo. Não tem a mesma função de manter e soltar que o reto.

Como preparar

Paciente de reunião de cirurgião

Uma pessoa se encontrará com um cirurgião antes do procedimento para discutir a vida após a cirurgia.

Ter uma ileostomia será uma mudança significativa na vida de uma pessoa. Uma pessoa pode ter menos sintomas associados a danos intestinais, mas uma ileostomia requer cuidados regulares.

É essencial se preparar para as mudanças na saúde física e mental que podem resultar de uma ostomia. É provável que um médico mencione as seguintes considerações entre outras:

- nutrição
- atividade física
- saúde sexual
- relacionamentos

Antes da cirurgia, uma pessoa geralmente se encontrará com o cirurgião e uma enfermeira de ostomia. A enfermeira da ostomia, ou terapeuta enterostomal, apresentará diferentes opções de bolsa e aconselhará a preparação para a vida após a cirurgia. Eles também podem ajudar uma pessoa a pedir suprimentos.

Se um cirurgião precisar realizar uma ileostomia como parte de um procedimento de emergência, o indivíduo deve receber educação durante a recuperação.

Cursos Online: Quer melhorar o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho? Então clique aqui e faça um curso online conosco



Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi