O que significa o símbolo embaixo dos produtos plásticos?

Atualizado em 20/01/2022 às 01:27

Já parou para pensar o que aquelas setas com um número dentro querem dizer? Pode apostar, trata-se de informação importante

Você provavelmente já deve ter notado algo peculiar na parte de baixo das garrafas ou outros produtos de plástico: um pequeno triângulo com um número dentro. Se você nunca percebeu, pega a garrafa plástica mais próxima, vira ela de cabeça pra baixo (não esqueça de fazer isso com ela tampada!!!) e você vai ver. Mas afinal, o que esse símbolo significa? Para que ele serve?

Bem, se você olhar mais de perto, irá notar que esse símbolo é nada mais nada menos do que o da reciclagem, portanto, indica que o material pode ser recolhido para reciclagem. Já os números, tem um papel muito importante: eles indicam exatamente que tipo de plástico foi usado na produção daquele objeto em particular.

Esses códigos ajudam os centros de reciclagem a classificar os produtos corretamente na hora do reaproveitamento, pois nem todos os centros são equipados para lidar com todos os tipos de plástico. Além disso, ele indica aos consumidores quais recipientes podem ser entregues em determinados locais de coleta e quais são os melhores para o armazenamento de alimentos.

1. Polietileno tereftalato (PET)
Este provavelmente soa familiar, pois é o material mais utilizado em embalagens e produtos de consumo, utilizado especialmente para garrafas d’água, refrigerantes e outras bebidas de escala industrial. Este tipo de plástico é apenas destinado a um único uso e é difícil de descontaminá-lo, portanto, reutilizá-lo pode ser prejudicial. Quanto mais você usá-lo, maiores são os riscos de ingerir bactérias. Além disso, os metais e produtos químicos liberados por este material podem alterar o equilíbrio hormonal do nosso corpo.

2. Polietileno de Alta Densidade (HDPE)
O HDPE é um tipo mais difícil de plástico de ser visto. Muitas vezes, é usado para embalagens de leite, de detergente, de óleo, na fabricação de brinquedos e alguns sacos plásticos. Especialistas afirmam que este é o tipo mais seguro de plástico que você pode escolher ao comprar água engarrafada, porque libera poucos produtos químicos. Isso significa que sua água será mais limpa e, portanto, com efeitos prejudiciais mínimos à saúde.

3. Cloreto de Polivinil (PVC)
Este símbolo indica o uso de PVC, um plástico que é macio e flexível, mas altamente tóxico. É geralmente usado para embalagens de alimentos, garrafas de óleo, anéis de dentição, brinquedos e embalagens de comprimidos. Os produtos químicos que eles emitem podem ter consequências sérias em nosso corpo, pois atuam diretamente em nossos hormônios, danificando-os. Especialistas sugerem evitar a embalagem feita com PVC e tentar encontrar outra alternativa.

4. Polietileno de Baixa Densidade (LDPE)
Embora este tipo de plástico não libere produtos químicos na água, é improvável que você veja este rótulo na garrafa, porque o material LDPE não é usado no envase de água. Em vez disso, você o encontra em embalagens de alimentos, caso você quisesse evitá-lo. O LDPE ainda pode liberar produtos químicos altamente perigosos nos alimentos que você consome.

5. Polipropileno (PP)
Copos de iogurte e embalagens de xarope são feitos com este plástico branco ou semitransparente, conhecido como PP (plástico de polipropileno). Este tipo de material é leve e resistente ao calor, e não vai derreter facilmente, se aquecido. Em geral, é um tipo bastante seguro de plástico, e também pode bloquear a umidade, graxa e produtos químicos.

6. Poliestireno (PS)
PS significa poliestireno – um tipo de plástico leve e barato que é usado em diversos produtos. Muitas vezes, este tipo de plástico é utilizado em copos descartáveis de isopor, caixas de ovos, talheres de plástico e alguns recipientes de alimentos. O PS deve ser restringido a uso de curto prazo, já que substâncias cancerígenas podem ser liberadas quando o material é aquecido.

7. PC ou material não rotulado
Este é potencialmente o plástico mais perigoso. Se você encontrar o “PC” em garrafas de plástico (ou nenhuma rotulação ou especificação), evite imediatamente. Refere-se a uma categoria de todos os materiais de policarbonato e “outros” plásticos, que contêm produtos químicos que são susceptíveis de lixiviação, ou seja, são liberados nos produtos alimentares e bebidas com as quais tem contato. Exemplos do uso deste material incluem embalagens de isotônicos e recipientes de alimentos, e nunca deve ser reutilizado.

Fonte: Tricurioso, Tudo Por Email

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *