O que são aquelas bolinhas amareladas com mau cheiro

Atualizado em 13/03/2022 às 11:32

Várias pessoas até hoje não sabem o que são realmente aquelas bolinhas amareladas que saem da boca com um odor muito forte.

Iremos transparecer para vocês o que são essas bolinhas amareladas. Isso se chama cáseos amigdalinos, eles são pequenas massas esbranquiçadas ou amareladas com um cheiro muito forte. O nome vem do latim caseum, que significa queijo.

Buracos de amígdalas são um ponto de formação de sensação de desconforto e irritação na garganta. Eles são expelidos geralmente quando você está tossindo, espirrando ou até mesmo falando com outra pessoa.São compostas por células descamadas da boca, proteínas da saliva e restos alimentares que para os microrganismos servem de alimento, dai aparecem as bolinhas amareladas.

Ao digerirem proteínas, as bactérias liberam substâncias que contêm mau cheiro.

O que provoca os cáseos?

Ao que tudo indica, há duas causas: a primeira, o acúmulo de glóbulos brancos nas amídalas (pra quem não sabe, as amídalas produzem anticorpos), que, após muito tempo sem serem requisitados, morrem. Com o acúmulo desses glóbulos brancos, fica essa massa, que quando lotam as amídalas, saem. Isso já foi desmentido, devido a alguns fatores:

A) As amídalas só produzem anticorpos durante a infância, sua atividade pára aproximadamente entre os 4 e os 6 anos de idade;

B) Mesmo que produzisse os anticorpos, eles só seriam produzidos quando necessários, e automaticamente despejados na corrente sanguínea, tornando impossível o seu acúmulo;

C) Para que esses glóbulos saíssem, precisaria haver orifícios nas amídalas. Nesse caso, a sua boa encheria de pus quando você tivesse amidalite.

A causa real, então, é a seguinte: algumas pessoas possuem imperfeições, pequenas saliências ou buracos nas amídalas. Não são como uma fenda, dando acesso ao interior delas, mas espécies de “crateras”. Nesses buracos, quando você come, mesmo que coma devagar e mastigue bem, se acumulam restos de comida. Como qualquer outro resto de comida que fique na boca, essas sobras vão ser fermentadas pelas bactérias que ali habitam, gerando essa massa de material fermentado.

Cedo ou tarde, ele acaba saindo da amídala.

O que isso causa as bolinhas amareladas?

Os cáseos produzem um mau-hálito extremo (mesmo quando ainda estão presos nas amídalas), além de deixarem um gosto horrível na sua boca (quando se soltam delas). Ao contrário de várias outras (mas não todas) as causas de halitose, os cáseos não são necessariamente sinônimo de falta de higiene. Escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental não resolvem esse problema, por exemplo.

Como tratar?

Existem alguns tratamentos contra os cáseos: beber muito líquido (pelo menos 1,5 litro de água por dia), fazer gargarejo com antisséptico bucal após cada refeição, e executar regularmente a “ordenha” das suas amídalas (descubra primeiro de onde saem os cáseos, especificamente. Então, com um cotonete, vá fazendo movimentos do canto oposto de onde estão saindo em direção ao buraco. Deve-se tomar cuidado, devido à proximidade com a garganta, para não provocar vômito).

Limpar sempre a língua para evitar o acúmulo de saburra (que muitas vezes acabam indo parar nas amídalas e se tornando cáseos).

Existe também um tratamento com laser e dióxido de carbono que “escava” as amídalas, tornando os buracos rasos demais para acumular qualquer resto.

Porém, todos esses tratamentos são pouco eficazes, e/ou paliativos. Alguns médicos recomendam remédios como o Aminovac ou o Munolan. Esses remédios não adiantam de nada, eles são contra amidalite, e só.

O único tratamento definitivo para os cáseos é a remoção das amídalas, através de procedimento cirúrgico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *