Sou Enfermagem

O que faz um enfermeiro?

O que faz um enfermeiro?

Os Enfermeiros tem tantas as atribuições em seu ambiente de trabalho que é necessário especificar todas as áreas que existem e especificar cada uma delas.

Entre esses profissionais transitam aqueles que estão na enfermaria de um pronto socorro, os que fazem parte quadro de enfermaria dentro do hospital, enfermeiros que atendem a UTI, os que cuidam da farmácia do hospital, aqueles que atuam junto da equipe de cirurgia, enfim, são inúmeros profissionais treinados com o mesmo propósito, salvar e manter a vida humana.

Falar da rotina de cada especialidade é necessária uma publicação gigantesca, impossível para constar numa única postagem. No entanto, como a idéia central está em justamente falar de sua rotina, vou tentar mencionar aqui as que mais recebem destaque, não pela importância, mas sim, pelo contexto em que será abordado, o ambiente hospitalar.

As responsabilidades dos enfermeiros

Como já citado anteriormente, vem em primeiro lugar a manutenção da vida humana e, junto deste primeiro dever, o resguardo da dignidade da pessoa hospitalizada.

Entre os enfermeiros de um hospital, existe aquele que pode ser chamado de profissional de linha de frente, que são aqueles que atuam no primeiro atendimento:

  •           Realizando a coleta de material para exames,
  • ·         Realiza os exames preliminares, como medição de temperatura, pressão arterial, preenchimento da ficha médica – ou a primeira anamnese -,
  • ·         Realização da higiene do paciente,
  • ·         Administração de medicação após prescrição médica.

Após o pessoal da linha de frente, quem passa a atuar são os enfermeiros já dentro do pronto socorro para cuidados mais específicos:

  • Supervisão das equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem,
  • Manutenção dos prontuários médicos sempre atualizados,
  • Atuação e atenção no controle e prevenção de infecções hospitalares,
  • Preparação dos pacientes para a realização de exames,
  • Preparação de instrumentos e prestar auxílio à equipe técnica em procedimentos como intubação, desfibrilação, aspiração e monitoramento cardíaco.


Dentro de um hospital existem ainda as especializações de cada equipe de enfermagem, algumas delas são:

Enfermagem de emergência 

O trabalho deste profissional começa antes mesmo da chegada do paciente, procurando manter as salas de trauma equipadas para a boa prática médica, são treinados para tomarem decisões rápidas que podem salvar a vida do paciente

Enfermagem de Centro Cirúrgico 

Prepara a sala de cirurgia, assim como os instrumentos necessários para o procedimento praticado pelo médico. Esse profissional é treinado para a atenção aos detalhes e auxilia a equipe médica do início até o final da cirurgia

Enfermagem de Obstetrícia 

Acompanha o pré-natal da paciente fazendo o acompanhamento da pressão arterial, acompanha o período pós-parto, auxilia mães em período de aprendizagem da amamentação e até realiza partos de baixo risco.

Enfermagem de Atendimento Domiciliar

Este profissional cuida do paciente da mesma forma que ele seria cuidado no hospital, sendo importantíssimo na prevenção da infecção hospitalar. Já é padrão dar alta ao paciente o mais rápido possível para eliminar o risco de qualquer infecção. É o enfermeiro atualmente denominado home care.

Enfermagem de Resgate 

São os profissionais que na atuam realmente nos primeiros atendimentos ao paciente vítima de acidentes, ou seja, ele está fora do ambiente hospitalar. Ele faz as primeiras aferições quanto à gravidade do trauma, sinais vitais, avaliações das condições do paciente, imobilização e remoção da vítima do local até o hospital designado fazendo todo o acompanhamento e informando a equipe médica ao chegar ao hospital. Esse profissional está treinado e capacitado para reanimar o paciente caso haja necessidade.

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 09/07/2018

Gostou? Deixe seu comentário.