Médicos denunciam cubana que atendeu vítima no Arrancadão

Atualizado em 07/03/2023 às 08:58

Um grupo de médicos de Araranguá, Criciúma e Tubarão foi criado para formalizar denúncia no Conselho Regional de Medicina (CRM) de Araranguá contra a médica cubana que atendeu o piloto Edson Beber.

A reunião sobre o caso acontece nesta terça-feira, 18, no CRM, com o delegado Luis Taddeo Filho.

De acordo com o médico do Samu, Daniel Garcia, a profissional que atendeu à vítima não poderia estar desempenhando a função. “A médica cubana foi contratada através do programa Mais Médicos, e desempenha suas funções no posto de saúde do Balneário Arroio do Silva. Dessa forma, não poderia trabalhar por uma empresa privada no evento”, disse. 

O médico ressalta ainda que a profissional cubana não estaria preparada e habilitada para o tratamento de emergência. “A ação caracterizou-se por exercício ilegal da profissão”, completou.

Denúncia

O grupo de médicos formaliza a denúncia nesta terça-feira.”Há vários pontos que nos amparam, porque além de ser uma médica cubana que não possui registro no CRM e que deve atender apenas com supervisão de um médico brasileiro responsável”, explicou o médico participante da comissão de denúncia, José Nixon Batista.

De acordo com o médico, a profissional teria atuado em outras oportunidades no setor privado. “Temos informações de vários médicos de que a médica já trabalhou em outros eventos pela empresa. Na XXIV Arrancada Internacional de Caminhões houve registro de que ela já atendia no sábado. Há fotos comprovando os trabalhos, com a profissional vestindo o macacão da empresa”, finalizou Batista.

A prefeitura do Balneário Arroio do Silva, assim como a organização do evento, não quis se manifestar. Já a responsável pela empresa privada de saúde que fez o atendimento na ambulância está viajando e não há ninguém que possa responder em seu lugar. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *