Sou Enfermagem

Limão é bom para a saúde ? Dr Lair Ribeiro Responde

Limão é bom para a saúde ? Dr Lair Ribeiro Responde

Há um bom tempo troquei os refrigerantes por suco de limão sem açúcar a fim de cuidar melhor da saúde. Pude constatar na prática o grande efeito alcalinizante do limão, pois nunca mais senti aquela queimação no estômago que antes me incomodava.

Muitos benefícios dos limões são conhecidos há séculos. Os mais importantes são as propriedades anti bacterianas, anti virais e fortalecedoras do sistema imunitário, bem como a ajuda na perca de peso. Os limões contem substâncias cítricas, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavanoides, pectina e limoneno que promovem o sistema imunitário e combatem infecções.

Como Preparar: Deve ser feito com água purificada e morna, não a escaldar. Deve-se evitar água fria, porque necessita de mais energia para ser processada. Use sempre limões frescos, se possivel orgânicos e nunca sumo de limão engarrafado. Costumo juntar sumo de ½ limão em cada copo e tomo-o  com água logo de manhã antes de comer seja o que for ou de fazer exercício.

Benefícios de tomar sumo de limão todas as manhãs.  

Ajuda a digestão.  

O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição atômica é semelhante à da saliva e à dos fluidos digestivos.  Encoraja o fígado a produzir bílis que é um ácido essencial à digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.   A American Câncer Society recomenda sumo de limão morno para estimular movimentos do intestino.  Mais sobre digestão

Purifica o organismo, é diurético.  

O sumo de limão ajuda a eliminar  matérias indesejáveis e toxinas em parte porque aumenta a taxa de urina no corpo. Desta forma, as toxinas são libertadas mais rapidamente mantendo o trato urinário saudável. O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas,  estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação.

Fortalece o sistema imunitário.  

Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatórios e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunitário. Os limões contem também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes.

Equilibra os níveis de PH. 

Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas.  Claro que são ácidos por si, mas no organismo são alcalinos. (o ácido cítrico não cria acidez quando metabolizado). Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. A doença ocorre apenas quando quando o PH está ácido. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.

Limpa a pele. 

A vitamina C e outros anti-oxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspecto.  Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas de dentro para fora.  A vitamina C do limão rejuvenesce a pele a partir do corpo. 

Energiza  e melhora o humor.

A energia que o corpo humano recebe dos alimentos vem dos átomos e moléculas. Dá-se uma reação quando a carga positiva dos íons dos alimentos interage com a carga negativa das enzimas.  O limão é um dos poucos alimentos que contem mais íons com carga negativa, proporcionando ao organismo mais energia quando entra no trato digestivo. O cheiro do limão  mais brilhante ar o humor  em mais íons com carga negativa  fora o fato de ser bom para o humor e tem propriedades energizantes.  Torna o humor mais brilhante,  ajuda a clarificar a mente, reduz a ansiedade e depressão. 

Promove a cura.  

O ácido ascórbico, abundante nos limões, promove a cura de ferimentos e é essencial para manter os ossos, tecidos e cartilagens  saudáveis.  Como já referido, a vitamina C tem também propriedades anti inflamatórias o que em conjunto torna o limão essencial para a boa saúde e recuperação de stress e ferimentos. 

Refresca o hálito. 

Para além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes.  Tome consciência disso. Não lave os dentes logo após tomar o sumo de limão com água. Ou lava antes, ou espera um bom bocado antes de o fazer.

Hidrata o sistema linfático. 

A água morna com sumo de limão ajudam o sistema imunitário, hidratando e repondo fluidos no corpo. Quando o corpo está carente de água, consegue sentir os efeitos colaterais que incluem cansaço, menor resistência à doença, prisão de ventre, falta de energia, baixa/alta tensão, falta de sono, falta de clareza mental, stress e outros.

Ajuda a perder peso. 

Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida. Estudos revelam que pessoas que tem uma dieta alcalina, perdem peso mais rapidamente. Pessoalmente, acho que  faço melhores escolhas ao longo do dia, se começar o dia corretamente. Tomar sumo de limão com água morna é uma escolha consciente que afeta o resto do dia.

Assista ao Vídeo

Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 25/06/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA