Sou Enfermagem

Inteligência Artificial de 2020 quer implantar chip no cérebro humano

Autor: Sou Enfermagem Em: 30/07/2019

Inteligência Artificial de 2020 quer implantar chip no cérebro humano

Magnata norte-americano diz que vai começar testes com chip implantado no cérebro para conectar pessoas a máquinas.

O bilionário Elon Musk informou que sua empresa Neuralink está fazendo progressos em uma interface que conecta o cérebro com computadores, e que deve começar a ser testada em pessoas no próximo ano.

Durante discurso em evento nesta terça-feira (16), em São Francisco, nos Estados Unidos, Musk declarou:

“Podemos fazer uma interface cérebro-máquina completa. O projeto pode alcançar uma espécie de simbiose com inteligência artificial.”

O empreendedor futurista, que também lidera a Tesla e a SpaceX, alertou que um elo unindo mentes humanas às máquinas é vital se as pessoas quiserem evitar ser surpreendidas pela inteligência artificial.

A Neuralink mostrou a primeira versão de um pequeno sensor que pode ser implantado em um cérebro através de uma pequena incisão feita por um robô especialmente construído para executar essa tarefa de alta precisão, informa O Globo.

O objetivo da empresa é tornar os implantes cerebrais tão seguros, confiáveis e simples que possam entrar no campo da cirurgia eletiva para aqueles que querem capacitar seu cérebro com o poder de um computador.

Musk assegura que a meta é que colocar um desses implantes no cérebro seja um procedimento tão simples quanto uma cirurgia a laser dos olhos.

A ideia de Musk não é realista

Thomas Stieglitz do departamento de Microtecnologia Biomédica da Universidade de Freiburg, na Alemanha, acredita que a ideia de Musk não é realista. "A menos que tudo isso seja claro, simplesmente não é possível fazer o upload de conhecimento de um lugar, em seguida, enviá-lo de volta para o cérebro”, diz. “Embora possa ser uma grande ficção científica, na realidade é apenas loucura."

O primeiro implante cerebral realizado em uma pessoa com paralisia foi em 2006. Matthew Nagle conseguiu controlar, por meio de seu cérebro, um computador, uma televisão e um robô. Desde então, cientistas têm desenvolvido tecnologias para controle pelo cérebro de objetos e braços robóticos.

Segundo o New York Times, desde a fundação, em 2016, da Neuralink, Musk já investiu US$ 100 milhões na startup.

Cursos Online: Quer melhorar o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho? Então clique aqui e faça um curso online conosco



Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar tráfego. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais. Entendi