Grupo de 17 colombianos serão primeiros a receber vacina covid-19

A primeira dose da vacina contra coronavírus da Johnson & Johnson será aplicada na Fundación Cardiovascular da Colômbia. 

De acordo com o posto médico, serão pelo menos 17 voluntários, inicialmente, aqueles que receberão o antídoto para verificar sua eficácia e possíveis reações no organismo.

Assim, na madrugada desta quarta-feira, um homem de Floridablanca, de Santander, será o primeiro colombiano a receber a vacina, depois que pelo menos um grupo de seis centros de pesquisa começou a receber voluntários em 21 de setembro. . No entanto, durante o dia, espera-se que mais 16 pessoas também recebam a vacina.

“De fato, vamos aplicar o primeiro ensaio de vacina na Colômbia, estamos muito felizes e queremos contribuir com nosso grão de areia para a ciência”, informou o Dr. Federico Silva, chefe de Neurologia e Estudos Clínicos da Fundação Cardiovascular da Colômbia.

O especialista acrescentou que “a equipe humana altamente qualificada da instituição tem trabalhado muito para chegar a este momento e depois mais pessoas estarão envolvidas”.

O processo de recrutamento no país começou em setembro, onde os especialistas, para esta primeira etapa, procuraram adultos saudáveis entre 18 e 60 anos. As autoridades explicaram que seriam necessários 60.000 voluntários dos Estados Unidos, Chile, Colômbia, México, Peru e África do Sul. Esta pesquisa foi realizada em 10 centros de pesquisa localizados em Bogotá, Medellín, Barranquilla, Medellín, Bucaramanga e Floridablanca. Até à data, de acordo com dados fornecidos por centros clínicos, cerca de 1.300 voluntários manifestaram o desejo de contribuir para este estudo clínico.

Silva disse que até ao momento têm 900 inscritos, dos quais apenas 500 serão incluídos nesta primeira fase do estudo na região.

Até agora, o número de participantes no estudo J&J é o maior para uma vacina contra o coronavírus. Moderna e Pfizer, que começaram a testar suas vacinas contra o coronavírus em humanos nos últimos meses, disseram que inscreveriam cerca de 30.000 participantes.

“Nosso programa de Fase III deve ser o mais robusto possível; incluirá até 60.000 participantes e acontecerá em locais com altas taxas de incidência ", disse o porta-voz da J&J, Jake Sargent, em entrevista à mídia norte-americana CNBC.

De acordo com um estudo pré-clínico, os animais receberam uma única injeção. Mas de acordo com o imunologista e professor de medicina de Harvard Dan Barouch, que esteve envolvido na criação da vacina, estudos anteriores mostraram que administrar uma segunda dose aumentou as respostas de anticorpos em dez vezes tanto em animais quanto em pessoas.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde tem insistido que quando a Colômbia tiver acesso à vacina contra covid-19, a prioridade serão os grupos de risco que podem ser afetados em termos de mortalidade, ou seja, os idosos Pessoas de 60 anos, pessoas com comorbidades como hipertensão, diabetes etc. e trabalhadores do setor de saúde que estão na linha de frente do contágio.

A partir daí, o governo nacional considera que a segunda fase da vacinação seria exclusivamente para a população geral do país, “para buscar imunidade de rebanho, ou seja, um número suficiente de vacinados para garantir que a infecção diminua. de forma substancial ”, explicou o ministro da Saúde, Fernando Ruiz.

“A maior incerteza agora é quão eficazes serão os diferentes processos de vacina. Cada projeto tem características e plataformas tecnológicas diferentes, então o mais incerto é se o nível de eficácia é de 80 por cento ou até 90 por cento, porque uma vacina 100 por cento eficaz é muito difícil, ela não existe ”, disse Ruiz.

Fonte: SEMANA.COM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *