Gordura Hidrogenada é um Veneno

Atualizado em 19/04/2023 às 06:28

Há muita discordância em nutrição, mas uma das poucas coisas com as quais as pessoas realmente concordam é a natureza insalubre das gorduras trans.

Felizmente, o consumo dessas gorduras horríveis diminuiu nos últimos anos e décadas. Mas ainda estamos comendo demais, tendo vários efeitos prejudiciais à saúde, tornado a Gordura Hidrogenada é um Veneno.

Este artigo analisa detalhadamente as gorduras trans … o que são, porque são tão ruins para você e como evitá-las.

O que são gorduras trans?

Gorduras trans, ou ácidos graxos trans, são uma forma de gordura insaturada.

Ao contrário das gorduras saturadas, que não têm ligações duplas, as gorduras insaturadas têm pelo menos uma ligação dupla na sua estrutura química.

Esta ligação dupla pode estar na configuração “cis” ou “trans”, que se relaciona com a posição dos átomos de hidrogénio em torno da ligação dupla.

Basicamente … “cis” significa “mesmo lado”, que é a estrutura mais comum. Mas as gorduras trans têm os átomos de hidrogênio em lados opostos, o que pode ser um problema.

Na verdade, “trans” é latim para “do lado oposto”, daí o nome gordura trans.

Acredita-se que essa estrutura química seja responsável por vários problemas de saúde.

Gorduras trans naturais vs artificiais

As gorduras trans naturais fazem parte da dieta humana desde que começamos a comer carne e laticínios de animais ruminantes (como gado, ovelhas e cabras).

Também conhecidas como gorduras trans de ruminantes, são completamente naturais, formadas quando bactérias no estômago do animal digerem a grama.

Estas gorduras trans normalmente constituem 2-5% da gordura em produtos lácteos e 3-9% da gordura em carne bovina e ovina.

No entanto, os consumidores de laticínios e carne não precisam se preocupar.

Vários estudos de revisão concluíram que uma ingestão moderada de gorduras trans de ruminantes não parece ser prejudicial.

O ruminante trans mais conhecido é o ácido linoleico conjugado (CLA), que é considerado benéfico por muitos e frequentemente consumido como suplemento.

É encontrado em quantidades relativamente grandes em gordura láctea de vacas alimentadas com pasto, o que é extremamente saudável e ligado a um risco reduzido de doença cardíaca.

No entanto … as mesmas coisas positivas NÃO podem ser ditas sobre gorduras trans artificiais, também conhecidas como gorduras trans industriais ou gorduras hidrogenadas.

Essas gorduras são criadas bombeando moléculas de hidrogênio em óleos vegetais. Isso altera a estrutura química do óleo, transformando-o de líquido em sólido (12).

Este processo envolve alta pressão, gás hidrogênio, um catalisador de metal e é altamente repugnante … o fato de que alguém os consideraria adequados para o consumo humano é desconcertante.

Depois de terem sido hidrogenados, os óleos vegetais têm uma vida útil muito mais longa e são sólidos à temperatura ambiente, com uma consistência semelhante às gorduras saturadas.

Embora os seres humanos tenham consumido gorduras trans naturais (ruminantes) por muito tempo, o mesmo NÃO é verdadeiro para gorduras trans artificiais … que são seriamente prejudiciais.

Gorduras trans e risco de doença cardíaca

Nas últimas décadas, tem havido numerosos ensaios clínicos que estudam as gorduras trans.

Nestes ensaios clínicos, as pessoas foram alimentadas com gorduras trans (de óleos vegetais hidrogenados) em vez de outras gorduras ou carboidratos.

Os efeitos sobre a saúde foram avaliados observando os fatores de risco conhecidos para doenças cardíacas, como o colesterol ou as lipoproteínas que transportam o colesterol.

A substituição de carboidratos (1% das calorias) por gorduras trans aumenta significativamente o LDL (o colesterol “ruim”), mas não aumenta o colesterol HDL (o “bom”).

No entanto, a maioria das outras gorduras tendem a aumentar o colesterol LDL e HDL.

Da mesma forma, a substituição de outras gorduras na dieta por gorduras trans aumenta significativamente a relação colesterol total / HDL e afeta negativamente as lipoproteínas (relação ApoB / ApoA1), ambos importantes fatores de risco para doença cardíaca (14).

No entanto … isso vai além de fatores de risco, também temos muitos estudos observacionais ligando gorduras trans a um risco aumentado de doença cardíaca em si.

 Sensibilidade à Insulina e Diabetes Tipo II

A relação entre gorduras trans e risco de diabetes não é completamente clara.

Um grande estudo com mais de 80.000 mulheres descobriu que aqueles que consumiam mais gorduras trans tinham um risco 40% maior de diabetes.

No entanto, dois outros estudos semelhantes não encontraram qualquer relação entre a ingestão de gordura trans e diabetes (20, 21).

Vários estudos controlados em humanos também analisaram as gorduras trans e importantes fatores de risco para diabetes, como a resistência à insulina e os níveis de açúcar no sangue.

Infelizmente, os resultados têm sido inconsistentes … alguns estudos parecem mostrar danos, enquanto outros mostram nenhum efeito.

Dito isso, vários estudos com animais descobriram que grandes quantidades de gorduras trans levam a efeitos negativos sobre a função da insulina e da glicose (27, 28, 29, 30).

O mais notável foi um estudo de 6 anos em macacos que descobriu que uma dieta rica em gordura trans (8% das calorias) causava resistência à insulina, obesidade abdominal (gordura da barriga) e frutosamina elevada, um marcador de açúcar elevado no sangue.

Gorduras Trans e Inflamação

Acredita-se que o excesso de inflamação esteja entre os principais causadores de muitas doenças crônicas ocidentais.

Isso inclui doenças cardíacas, síndrome metabólica, diabetes, artrite e muitos outros.

Houve três ensaios clínicos investigando a relação entre gorduras trans e inflamação.

Dois descobriram que as gorduras trans aumentam os marcadores inflamatórios, como a IL-6 e o TNF alfa, quando substituem outros nutrientes da dieta.

O terceiro estudo substituiu a manteiga por margarina e não encontrou diferença.

Em estudos observacionais, as gorduras trans estão ligadas ao aumento de marcadores inflamatórios, incluindo a Proteína C-Reativa, especialmente em pessoas que têm muita gordura corporal .

De olhar para as evidências, parece bastante claro que as gorduras trans são um importante motor de inflamação … o que pode potencialmente levar a todos os tipos de problemas.

Vasos Sanguíneos e Câncer

Acredita-se que as gorduras trans danifiquem o revestimento interno dos vasos sangüíneos, conhecido como endotélio.

Quando as gorduras saturadas foram substituídas por gorduras trans em um estudo de 4 semanas, o HDL-colesterol foi reduzido em 21% e a capacidade de dilatação das artérias foi reduzida em 29%.

Marcadores de disfunção endotelial também aumentaram quando as gorduras trans substituíram carboidratos e gorduras monoinsaturadas.

Infelizmente, poucos estudos analisaram a associação entre gorduras trans e câncer.

No Nurses ‘Health Study, a ingestão de gorduras trans antes da menopausa foi associada ao aumento do risco de câncer de mama após a menopausa

No entanto, dois estudos de revisão concluíram que o link do câncer é muito fraco. Nenhuma associação convincente foi observada até agora.

Gorduras trans na dieta moderna

Óleos vegetais hidrogenados (a maior fonte de gorduras trans) são baratos e têm uma vida útil longa.

Por esta razão, eles são encontrados em todos os tipos de alimentos processados modernos.

Felizmente, como os governos e as organizações de saúde em todo o mundo vêm reprimindo as gorduras trans, o consumo diminuiu nos últimos anos.

Em 2003, o adulto médio dos EUA consumiu 4,6 gramas de gorduras trans artificiais por dia. Isso agora foi reduzido para 1,3 gramas por dia.

Na Europa, os países mediterrâneos foram encontrados para ter o menor consumo de gorduras trans. Isso pode explicar em parte seu baixo risco de doença cardiovascular.

A FDA só recentemente decidiu remover o status GRAS (Generally Recognized as Safe) para gorduras trans, mesmo que esses estudos tenham saído há muitos anos.

No entanto … embora o consumo de gordura artificial trans seja menor do que antes, ainda é muito alto e deve ser reduzido a zero.

Como evitar gorduras trans

Grandes melhorias foram feitas nos últimos anos, embora as gorduras trans ainda estejam presentes em muitos alimentos processados.

Nos EUA, os fabricantes podem rotular os seus produtos “livres de gordura trans”, desde que haja menos de 0,5 gramas de gorduras trans por porção.

Você pode ver como alguns cookies “trans isentos de gordura” podem se somar rapidamente a quantidades perigosas.

Para garantir que você evite gorduras trans, leia os rótulos. Não coma alimentos que tenham a palavra “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado” na lista de ingredientes.

Infelizmente, ler etiquetas não é suficiente em todos os casos. Alguns alimentos processados (como óleos vegetais comuns) podem conter gorduras trans, sem qualquer indicação no rótulo ou lista de ingredientes.

Um estudo norte-americano que analisou óleos de soja e canola comprados em lojas constatou que 0,56% a 4,2% das gorduras eram gorduras trans, sem qualquer indicação na embalagem.

Para evitar gorduras trans, a melhor coisa que você pode fazer é eliminar os alimentos processados de sua dieta.

Escolha manteiga de verdade em vez de margarina, azeite de oliva ou óleo de coco em vez de óleos vegetais prejudiciais, e arrume tempo para refeições caseiras em vez de fast food.

Leve mensagem para casa

As gorduras trans (naturais) de ruminantes de produtos animais são seguras.

Mas as gorduras trans industrializadas (artificiais) dos alimentos processados são francamente tóxicas.

Estudos associaram fortemente gorduras trans artificiais a problemas cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas.

O consumo também está associado à inflamação de longo prazo, resistência à insulina e risco de diabetes tipo II, especialmente para pessoas com sobrepeso ou obesas.

Embora a quantidade de gorduras trans na dieta moderna tenha diminuído, a ingestão média ainda é perigosamente alta.

Infelizmente, os rótulos de foods e óleos vegetais processados nem sempre são confiáveis. Muitos produtos “livres de gordura trans” ainda contêm gorduras trans.

Leia também:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *