Enfermeiro faz declaração emocionante para

Enfermeiro Raimundo Renato da Silva Neto é Coordenador do Instituto  Sou Enfermagem e faz apelo emocionante nas redes sociais, acompanhe:

Caros amigos da enfermagem, profissionais e estudantes, leiam até o final esta reflexão.

Não é fácil manter um sorriso no rosto como se ver nesta foto com os enormes problemas que nós trabalhadores da enfermagem enfrentamos durante esses últimos anos. A pesquisa Nacional do Perfil da Enfermagem comprovou a realidade que muitos ignoram e que já está na boca do povo e do conhecimento da sociedade.

Como pode existir profissional de enfermagem que ganha menos de 1 salário mínimo?

Como pode a enfermagem ter deixado durante tantos anos brechas que pouco a pouco foram se tornando enormes crateras ?
*
Cadê os órgãos que defendem a classe?
*
Não basta a gente achar a enfermagem uma profissão bonita e querer fazer um curso se, após formado, encontramos dificuldades de emprego e quando encontramos o salário é péssimo e as condições de trabalho horríveis.

***

Só conseguir um emprego não resolve o problema, pois os trabalhadores são culpados por todos os erros induzidos por má gestão, por escassez de material, escassez de recursos humanos e de infraestrutura adequada.

**

Viu só como não é fácil levar um sorriso no rosto quando pensamos nesta e em outras dificuldades? Não consigo trabalhar sem pensar nas milhares de pessoas que estão desempregadas e outras que estão trabalhando sob condições desumanas tanto para ele como para os pacientes, correndo o risco de acontecer um acidente de trabalho a qualquer momento e o profissional ainda ser o culpado.

**

Profissionais de enfermagem são expostos a riscos de contaminação diretamente e por tempo prolongado maior que qualquer outro profissional da saúde, sabe porque? Porque os profissionais da enfermagem são os únicos profissionais da saúde que lidam diretamente com o paciente. Eles são os únicos profissionais que ficam com o paciente 24h, 7 dias por semana, 365 dias no ano.

**

Profissionais de enfermagem em escala SN (Serviço Noturno) não possuem repouso e dormem em camas improvisadas no chão ou em cima de papelão, em cima de bancadas, cadeiras, mesas etc.

**

Profissionais de enfermagem não são bem renumerados, não possuem assistência à saúde nem para si e nem para sua familiar.

**

Profissionais de enfermagem são extremamente cobrados em suas técnicas de assepsia na hora de administrar um medicamento ou puncionar uma veia, mas são negligenciados quando se fala da sua própria saúde. Não podemos promover saúde se nós não temos saúde de fato.

**

Profissionais de enfermagem são humilhados por vários e vários médicos que acham que a enfermagem foi criada e desenvolvida para obedecer a médicos e aos seus caprichos. Há casos de ameças, de violência e de assédio moral entre médicos e profissionais de enfermagem. Um total desrespeito. Não são todos é claro, mas existem muitos e muitos casos. Eu mesmo já vi vários e já fui vítima disso.

***

Profissionais morrem todos os dias por contaminação, infarto provocado por stress no trabalho, aneurisma devido à pressão alta e além disso muitos, todos os dias, muitos se contaminam com diversas bactérias e vírus dentro do ambiente de trabalho.

**

É PRECISO PENSAR BEM SE VALE A PENA CONTINUAR NA ENFERMAGEM
Eu não sou contra quem está insatisfeito com a profissão da enfermagem e deseja ir em busca de novas oportunidades. A Enfermagem é apenas uma profissão e ela está sujeita a mudanças como todas as profissões e se uma pessoa tem oportunidade de trabalhar em outra coisa, então aproveita e vá em frente pois a sua saúde, a sua família e a própria vida, são valores que não tem valor. A Enfermagem, assim como todas as outras profissões irá passar e a gente dedica uma boa parte da nossa vida em uma profissão, por isso, não vale a pena dedicar a vida em uma algo que você não está satisfeito ou que você não ver nenhuma perspectiva de melhorar. Cada pessoa tem o direito de ir e vir e decidir sobre isso, afinal de contas, esse é um assunto muito sério e isso irá refletir para a vida inteira. Cada pessoa busca o que é melhor pra si mesmo e aquilo que tem oportunidade de crescimento.

Para as pessoas que desejam continuar deixo um alerta. Vamos fazer boas políticas, vamos cobrar de nossos líderes e representantes, vamos às ruas, vamos exigir nossos direitos, vamos lutar por uma enfermagem mais digna, por um salário digno, pelo respeito devido.

**

Se você é estudante de enfermagem ou profissional de enfermagem e está decidido seguir adiante com esta profissão mesmo com todas as dificuldades que você sabe que existem, então vamos começar hoje a trabalhar juntos para melhorar a nossa profissão.

***

Eu, Técnico em Enfermagem e Enfermeiro Renato Silva Neto, juntamente com amigos e companheiros de diversas localidades do Brasil estamos trabalhando neste projeto chamado de "Sou Enfermagem" e contamos com a colaboração de todos os que realmente querem uma enfermagem melhor.

**

Ainda temos muito trabalho pela frente, mas cada um pode ajudar, com os seus comentários, críticas, sugestões e compartilhar para o maior número de pessoas e convidar para participar da nossa página.

**

Estamos enfrentando algumas dificuldades. Dificuldades comuns com esse tipo de trabalho, isso é normal, mas a gente não pode desanimar pois muitas pessoas acreditam em nosso trabalho, só que há milhares e milhares de pessoas que não sabem da nossa existência e por isso, pedimos que você compartilhe com os amigos nossas postagens para que o maior número de pessoas possam ser alcançadas e para que juntos possamos progredir.

*

Nós sabemos que com a ajuda de todos, poderemos revindicar nossos direitos perante os órgão públicos com a finalidade de ter uma enfermagem melhor.

***
Para que você possa receber sempre as nossas novidades e informações, nós criamos uma rede de grupos no WhatsApp, fique em pelo menos 1 grupo.

Somos uma Organização Social, formada por voluntários e estudantes de enfermagem e não temos ajuda e nem parceria com nenhuma entidade. Todo o trabalho realizado é com os nossos próprios recursos.

Podemos contar com você? Vamos fazer essa corrente crescer?

Espero que sim. 

Acesse aqui os Grupos no WhatsApp

Nos falamos em breve: A Enfermagem merece mais respeito

Até breve, Enfermeiro Renato Silva Neto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *