Enfermeira assume Secretaria Municipal de Saúde de Valinhos em SP

Nova Gestão na Secretária Municipal de Saúde, e ela é enfermeira. 

A enfermeira Carina Missaglia, que há 30 anos trabalha com saúde pública na Prefeitura de Valinhos, assumiu nesta segunda-feira (15) a função de secretária de Saúde de Valinhos, substituindo o médico Nilton Sergio Tordin, que deixou o cargo para tratamento médico.

Carina se formou enfermeira na PUC-Campinas e especializou-se como enfermeira sanitarista na Unicamp. Começou a trabalhar na Prefeitura de Valinhos em 1989. Atuou como enfermeira, foi diretora do Departamento de Vigilância em Saúde em diferentes ocasiões. Passou a executar a função de chefe de gabinete no início deste ano e agora assume o cargo de secretária de Saúde.

“Os desafios da Saúde são grandes, reflexo da mais grave crise econômica do País, mas a Prefeitura está trabalhando com empenho, obras e ações para enfrentar esse aumento de demanda, que acontece em todas as cidades”, disse.

O que é gestão de enfermagem?

Ela diz respeito à capacidade de liderança e a alta compreensão sobre a finalidade do serviço de saúde, incluindo as implicações administrativas que ele exige. Não é sem propósito que todos os cursos de graduação em enfermagem contam com disciplinas relacionadas à administração em suas grades curriculares.

Desde tarefas de Recursos Humanos (RH), tais como a contratação, demissão, o desenvolvimento de treinamentos para a equipe e a elaboração de escalas de serviço, até a sistematização de assistência ao público são requisitos demandados de um bom enfermeiro.

Além disso, o domínio dos protocolos clínicos multidisciplinares — segurança do paciente, controle de infecções hospitalares e gerenciamento de riscos — tornou-se uma habilidade fundamental a esses profissionais.

No entanto, apenas o conhecimento do curso superior não é suficiente para que os enfermeiros consigam explorar todas as possibilidades que a gestão pode fornecer à área. O trabalho dedicado à instituição, com o intuito de ajudá-la a alcançar as melhores práticas, e a atenção qualificada ao bem-estar dos pacientes e dos colegas são atingidos por meio do estudo sobre o assunto com uma formação continuada.

A Enfermagem é sempre referência

A enfermagem é sempre referência para o paciente quando se trata de estabelecer a comunicação da família com o hospital, bem como na administração dos cuidados necessários para o tratamento. O que sempre existiu, mas nem todos reconheciam, era o papel de líder que o enfermeiro sempre exerceu. Essa função é essencial para que se possa colocar em prática a gestão em enfermagem.

Os conhecimentos, as habilidades e as capacidades para liderança em enfermagem podem e devem ser ensinados nos cursos de bacharelado a fim de preparar estudantes para papéis de líderes. Contudo, mudar currículos não produz resposta imediata nos graduados ou no seu preparo para ambientes de cuidados específicos. A liderança, especificamente, requer educação e experiência adicional.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *