Sou Enfermagem

Enfermagem no Canadá

Enfermagem no Canadá

canadaProfissionais da área de Enfermagem, a sua profissão é uma das mais requisitadas no mercado de trabalho Canadense

Segundo o Workopolis.ca – maior site de empregos do Canadá – em 2013 foram registradas 6,6 mil ofertas de emprego para “Registered Nurse”, o que coloca a profissão no primeiro lugar na base de dados do Workopolis.ca.

A cidade de Ottawa, capital do Canadá, é um dos lugares que mais contratam enfermeiras (os). Segundo o site, durante 2013 foram registrados na cidade 5,3 mil ofertas de emprego na área.

Outro dado que chama a atenção é o elevado nível salarial dos profissionais de Enfermagem. Segundo a revista Canadense Mcleans: o cargo de “Head Nurse” (algo como ‘chefe de enfermagem’) ganha em média 79 mil Dólares Canadenses por ano. Já o cargo de “Registered Nurse” registra salário anual de 72 mil dólares Canadenses por ano, com um crescimento salarial de 14,5% nos últimos 5 anos (lembrando que a inflação no Canadá está na casa de míseros 2% ao ano!).

Profissão regulamentada

A profissão de Enfermagem é regulamentada no Canadá. Isso significa que para atuar na área você precisa atender a determinadas exigências de uma das associações que regulamentam a profissão no país.

No Canadá os requerimentos variam de acordo com cada Província / Território. Portanto, o primeiro passo em sua pesquisa é acessar o site do Canadian Nurses Association (CAN) para ter acesso a lista das associações por Província / Território Canadense:
www.cna-aiic.ca/en/becoming-an-rn/regulation-of-rns/regulatory-bodies

O processo de validação das suas credenciais brasileiras podem levar de 3 a 6 meses. Após feita a validação você vai precisar fazer o exame da CPNRE (Canadian Practical Nurse Registration Exam) ou o NCLEX-RN como parte para obter a credencial. Esses últimos passos precisam ser feitos no Canadá, ou seja, você precisa já estar como residente permanente ou possuir uma permissão de trabalho.

Em linhas gerais, eu diria que as exigências para se atuar como enfermeira (o) no Canadá estão divididas em dois aspectos básicos:

1) Domínio da língua (inglês e / ou francês)

Nesse caso é necessário obter um certificado de proficiência (que irá oficialmente comprovar que você domina o idioma). No caso do inglês geralmente pede-se o certificado ‘IELTS Academic’. (Note que a exigência de grau de domínio da língua, assim como também o teste de proficiência varia de acordo para cada Província / Território)

Exemplo: confira no link a seguir as exigências para nível de inglês na Província de British Columbia:
www.crnbc.ca/Registration/RNApplication/InternationalEN/Pages/Englishrequirements.aspx

2) Formação e treinamento

O profissional estrangeiro precisa comprovar ter determinado conhecimento e treinamento em Enfermagem (Da mesma forma, essas exigências variam de acordo para cada Província / Território).

Análise pessoal

Para aqueles que acompanham meu blog já sabem da minha opinião sobre as vantagens de se fazer faculdade no Canadá. Eu citaria pelo menos 4 vantagens nesse caso:

você terá um diploma já válido e reconhecido pelas associações de Enfermagem do Canadá;
você irá naturalmente ter melhor domínio do inglês (ou francês), principalmente em relação aos termos mais técnicos usados no dia a dia da profissão;
fazer faculdade no Canadá pode te dar um a valioso networking. Grande parte dos estágios e ofertas de trabalho saem de contatos com colegas e professores;
já estar estudando no Canadá aumenta consideravelmente suas chances de contratação (leia mais abaixo sobre a importância de se conseguir uma oferta de emprego).
Em relação aos pontos acima é também importante lembrar que geralmente os colleges de Enfermagem aqui no Canadá têm duração a partir de 1 ano.

Se você já possui diploma de Enfermagem eu recomendaria ainda considerar a possibilidade de vir fazer uma pós-graduação na área. Como comentado acima, as suas chances de contratação (e mesmo de imigração) aumentam bastante se você já está estudando no Canadá.

Por fim, gostaria de lembrar que se você tem domínio do francês considere vir estudar / trabalhar em Quebec. Essa província canadense tem registrado uma crescente demanda por profissionais de Enfermagem.

Enfermagem em Alta

De acordo com dados oficiais do governo Canadense, durante o período de 2013-2022 essa ocupação estará em alta demanda caso os números de ofertas de emprego sejam maiores do que os números projetados de candidatos. Durante esse período projeta-se que o número de vagas de emprego seja de 156,576 para apenas 110,130 candidatos aptos para ocupar essas vagas. Esses candidatos devem entrar no mercado vindo de uma formação acadêmica no Canadá ou Imigração. Espera-se que os imigrantes ocupem 11% dessas vagas.

Baseado nas pesquisas de mercado oficiais do governo espera-se então que o mercado sofra com o “labour shortage” (menos candidato do que vaga) na próxima década. Devido ao ‘envelhecimento’ da população canadense (explico melhor neste post) metade das vagas abertas no mercado virão da aposentadoria dos atuais enfermeiros. O crescimento do mercado (e necessidade de profissionais) da área de enfermagem será um dos maiores entre todas as profissões.

Imigração em alta

A imigração para o Canadá tem batido recorde atrás de recorde. Nem mesmo (a quase imperceptível) recessão de 2008 alterou o volume médio de 250 mil novos imigrantes que entram no Canadá anualmente.

Para 2015 o prognóstico não poderia ser melhor: a governo Canadense projeta (oficialmente) receber até 285 mil novos imigrantes – o que representaria um aumento de 20 mil pessoas em relação a 2014.

Caso confirmado esse volume de 285 mil imigrantes, 2015 entrará para a história como o ano com o maior volume de entrada de imigrantes no Canadá desde a década de 60!

Novas regras para Imigrar

No começo de 2015 entrou em vigor o novo sistema Canadense de Imigração. Batizado de “Express Entry”, o novo processo seletivo está agora focando em dar total preferência a candidatos que possuam oferta de emprego de empresa Canadense.

IMPORTANTE: as chances de se conseguir emprego no Canadá são MUITO maiores para aqueles que já estão no Canadá com autorização de trabalho.


Como conseguir então autorização para trabalhar legalmente no Canadá?


Resposta: a forma mais prática e real é você vir fazer faculdade no Canadá. Nesse caso vale lembrar que faculdade (‘college’) possui geralmente duração de apenas 1 ano (ou no máximo 2 anos, dependendo do curso).

Segundo as novas regras para visto de estudante – que entraram em vigor em junho de 2014 – estudantes de faculdade podem trabalhar enquanto estudam e, em alguns casos, receber ainda um visto de trabalho para ser usado após a conclusão do curso!

Nota importante: somente faculdades devidamente designadas pelo governo é que podem oferecer as condições descritas acima .


Postado por: Sou Enfermagem | Publicado em: 14/03/2017

Gostou? Deixe seu comentário.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UMA PESQUISA