Diretor Geral da FACAM recebe Título de Cidadão

Definido pelas palavras 'trabalho, liderança e empreendedorismo' pelo vereador Gutemberg Araújo (PSDB) e com direito a homenagem póstuma aos pais, Carlos César Branco Bandeira recebeu da Câmara Municipal de São Luís sua nova identidade: Cidadão de São Luís, como enfatizou o vereador momentos antes da entrega do título.

Com mais uma condecoração em seu extenso histórico de conquistas, o ex-deputado federal agradeceu com carisma ao Título de Cidadão de São Luís na presença de vereadores, familiares e convidados.

"Hoje eu recebo do Dr. Gutemberg  essa homenagem, estou realmente agradecido a você e a todos os seus colegas vereadores por ter me dado condições de eu ser morador e cidadão de São Luís. Eu amo muito ser morador de São Luís! Quando eu era deputado federal ficava em Brasília só três dias, eu não deixava um fim de semana em São Luís nunca. Amo São Luís", declarou o homenageado, que teve seu  discurso transmitido via internet,  no primeiro teste da tecnologia streaming para o processo de transmissão ao vivo das sessões plenárias da Câmara

A homenagem foi de autoria do vereador Gutemberg Araújo através do decreto N•030/2016. Ele enfatizou que era do conhecimento de todos que a Câmara Municipal de São Luís tem como atribuições fazer leis e fiscalizar o executivo, que, no entanto, também tem como missão homenagear pessoas que contribuam, contribuíram e contribuirão com a cidade e com o povo de São Luís.

"A casa legislativa é um espelho da cidade, essa casa é a memória da cidade de São Luís. Esta solenidade além de ser uma solenidade de gratidão por tudo o que o homenageado fez e faz pela nossa cidade, é uma sessão didática e pedagógica, no meu entendimento, porque ela ensina que para viver um bom presente e planejar um bom futuro é preciso que a gente consulte o passado. Isso, sobretudo, aos jovens: faz com que eles entendam que o mundo de hoje foi construído por intermédio de outras pessoas que os antecederam, pessoas abnegadas, como é o caso do Dr. César".

A mesa da solenidade foi integrada pelos vereadores Gutemberg Araújo, Joaquim Guimarães (PSDB) e pelo vereador Joãozinho Freitas (PTB). Pelo Desembargador Jamil Miranda Gedeon e a esposa de Carlos César Bandeira, Tatiana Bandeira. Além da esposa, estavam presentes na sessão o filho do homenageado, Carlos Eduardo Bandeira, o primo, Francisco Branco de Almeida Filho, o irmão, Ademar Bandeira e o cunhado, Túlio Rodrigues. Olavo Lázaro Munhoz Soares Filho, coordenador adjunto do curso de direito da Faculdade do Maranhão (FACAM), Alexander Rodrigues Ferreira, coordenador geral do curso de direito da FACAM, Denis Girard, coordenador de graduação da Universidade de Curitiba, André Resende, pró-reitor  acadêmico da Universidade de Curitiba.

Tatiana Bandeira também fez alguns agradecimentos em nome de toda a família aos presentes e à câmara municipal, concluindo seu breve discurso com um agradecimento especial ao filho que deixou seus compromissos em São Paulo para ir assistir a homenagem ao pai.

Histórico

Carlos Cesar Bandeira é cidadão natural de Grajaú do maranhão, nasceu em 22 de maio de 1946, é filho de Aparício Bandeira e Raimunda Branco Bandeira. Engenheiro Civil graduado no Centro Tecnológico da Universidade do Pará em 72. Exerceu em 73 o cargo de engenheiro chefe na secretaria de obra no estado do Piauí. Foi engenheiro chefe da empresa brasileira de correios e telégrafos de 73 a 75 no Maranhão. Construiu 3 agências no interior do Estado. Construiu a garagem da Empresa São Luís com 1.200 metros quadrados e o projeto do entreposto rodoviário em Peritoró. Construiu o prédio da Cohab Maranhão. Construiu cerca de 500 unidades habitacionais no conjunto Cidade Operária. Construiu obras com mais de 100.000 metros quadrados na capital e no interior do estado.

Exerceu de 83 a 89 o cargo de deputado estadual onde foi membro da mesa diretora, líder do PFL e Líder do governo. De 1991 a a 2000 exerceu o cargo de deputado federal. Foi membro efetivo das comissões de transporte e desenvolvimento urbano de minas, energia e orçamento. Foi observador do Brasil junto a ONU por duas oportunidades. Autor da PEC que regulamentou a criação de municípios no Brasil. Foi relator da primeira emenda após a provocação da constituição de 88 e 2011 referente a salários de deputados estaduais e vereadores.  Atualmente é diretor Geral da FACAM, fundada em 2006, presente em mais de 40 municípios do estado do maranhão.

 "Tenho certeza que serei um eterno defensor do crescimento e da harmonia do maranhão", garantiu.

Por: Gabryela Azevedo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *