Dicas para você combater a gripe em sua família

Isso acontece o tempo todo: um membro da família fica gripado e, antes que você perceba, todo mundo também tem. 

Os germes da gripe podem se espalhar antes mesmo de os sintomas aparecerem, e você pode infectar outras pessoas até uma semana depois de ficar doente. Ao praticar algumas regras simples em casa, você pode ajudar a manter sua família saudável e evitar que a gripe se espalhe.

1. Seja vacinado

Especialistas em saúde dizem que se vacinar é a coisa mais importante que você pode fazer para evitar a gripe. Existem agora quatro tipos principais de vacina contra a gripe sazonal.

Existem efeitos colaterais da vacina contra a gripe?
A vacina contra a gripe, sob qualquer forma, não causa o vírus da gripe. No entanto, algumas pessoas podem apresentar sintomas leves após receber a vacina contra a gripe, como:

febre
dor de cabeça
arrepios
dor no local da injeção

2. Cubra a tosse e espirre

Acredita-se que os germes da gripe se espalhem pelas gotículas da boca e do nariz. Use um lenço de papel para cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar. Certifique-se de jogar o tecido fora imediatamente e lave as mãos imediatamente. Se não houver tecido à mão, tussa ou espirre na curva do cotovelo.

3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca

Segundo o CDC, os germes da gripe podem viver de duas a oito horas em superfícies duras. É por isso que é tão fácil contrair germes da gripe sem saber. Você pode se infectar se tocar em uma maçaneta infectada ou interruptor de luz e depois esfregar os olhos ou morder as unhas. Aprender a manter as mãos longe do rosto pode ser difícil, especialmente para as crianças. Lembre-os com frequência, assim como você mesmo.

4. Lave as mãos com frequência

Toda a lavagem das mãos não é igual. Para que seja eficaz, certifique-se de que você e sua família sigam estas etapas:

Coloque água morna nas mãos.
Adicione sabão.
Esfregue por pelo menos 20 segundos.
Enxaguar e secar.
Você pode estocar desinfetantes para as mãos à base de álcool para áreas nas quais os coletores não estão disponíveis ou quando você está fora de casa. Guarde-os fora do alcance de crianças pequenas e garanta que as crianças tenham supervisão de adultos ao usá-las. Certifique-se de que seus desinfetantes para as mãos tenham pelo menos 60% de álcool e lembre-se de que eles não são substitutos para lavar as mãos com sabão e água morna – eles não atacam todos os germes e não trabalham em mãos visivelmente sujas.

Você precisará lembrar as crianças de se lavar:

cada vez que eles usam o banheiro
antes de comer
depois que eles chegam em casa da escola ou uma data de jogo
Você pode imprimir lembretes de lavagem de mãos para colocar em suas pias como lembretes visuais para crianças (e adultos esquecidos). Ele também pode ajudar a configurar uma estação de desinfetante para as mãos à sua porta, como uma primeira linha de defesa contra germes externos.

5. Limitar o contato com os familiares que estão doentes

Se alguém da sua família contrair a gripe, tome estas medidas para evitar que a gripe se espalhe:

Mantenha a pessoa doente em casa.
Limite o contato próximo entre a pessoa doente e outros membros da família o máximo que puder enquanto eles são contagiosos. Em geral, isso é até uma semana depois que eles mostram sintomas.
Altere os arranjos para dormir, se possível.

Você também deve evitar compartilhar os seguintes itens da pessoa doente:
panos
Toalhas
pratos
brinquedos
utensilios

6. Limpe sua casa

Os germes e vírus da gripe gostam de se esconder nos itens que você toca todos os dias. Aqui estão alguns pontos quentes para germes:

esponjas de cozinha
panos de prato
tábuas de corte
mesas de casa
pavimentos
pias
sanitários

Limpe e desinfete esses pontos quentes regularmente. Você pode microondas sua esponja de cozinha por um minuto em uma configuração alta para zap germes. Melhor ainda, jogue fora.

Se alguém em sua casa tiver gripe, tome cuidado especial ao lavar suas coisas. Lave pratos e talheres à mão ou na máquina de lavar louça. Você não precisa fazer a roupa de uma pessoa doente separadamente, mas tente evitar encher uma pilha de itens e segurá-los antes de lavá-los. Use sabão em pó e seque em um ambiente quente. Lave sempre as mãos imediatamente após manusear a roupa suja.

7. Pratique hábitos saudáveis

Não se esqueça do poder de um estilo de vida saudável para combater as doenças. As dicas a seguir podem ir longe em manter seu sistema imunológico saudável e sua família bem nesta temporada de gripe.

Durma bastante.
Coma bem, com muitos legumes e frutas.
Beba muitos líquidos.
Exercite-se regularmente.
Gerencie seu estresse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *